segunda-feira, 28 de março de 2011

Eduardo Souto Moura vence Prémio Pritzker

O prémio Pritzker, galardão que é considerado o "Nobel da arquitetura", foi atribuído este ano ao arquiteto português Eduardo Souto Moura. O júri destaca o "trabalho que é do nosso tempo mas que também tem ecos da arquitetura tradicional".

Edifício do Cinema

Eduardo Souto de Moura nasceu no Porto em 1952. Entre 1974 e 1979 colaborou com o arquitecto Álvaro Siza Vieira, e em 1980 licenciou-se em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto. Foi professor-assistente do curso de Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e professor convidado na Faculdade de Arquitectura de Paris-Belleville, nas Escolas de Arquitectura da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, e de Dublin, na Irlanda, bem como na ETH de Zurich e ainda na Escola de Arquitectura de Lausanne. Souto de Moura é uma referência incontornável entre os arquitectos que se formaram após o 25 de Abril de 1974, sendo o arquitecto português da sua geração mais divulgado internacionalmente.

Casa das Histórias (actual Museu da obra de Paula Rego)


Da sua vasta obra, há a destacar a Casa das Histórias em Cascais, a Casa das Artes no Porto, a Estação de Metro da Trindade, o Centro de Arte Contemporânea de Bragança, o Hotel do Bom Sucesso em Óbidos, o Mercado da Cidade de Braga, a Marginal de Matosinhos-Sul, o Crematório de Kortrijk (Bélgica), o Pavilhão de Portugal na 11ª Bienal de Arquitectura de Veneza (Itália) ou a Casa Llabia (Espanha).

O prémio Pritzker tem o valor de 70 mil euros e será entregue a Eduardo Souto Moura numa cerimónia marcada para o próximo mês de Junho, em Washington, nos Estados Unidos.

Este prémio anual, promovido pela Fundação Hyatt, foi criado em 1979 e tem como objetivo distinguir um arquiteto vivo.
Edifício do Burgo (Porto)



www.facebook.com/silenciosquefalam

Sê seguidor deste blogue: na barra lateral direita da página clica em "aderir a este site"



2 comentários:

Alberto Velez Grilo disse...

Este prémio vem mesmo a calhar. Em tempos de crise, com o país quase no "lixo" (assim nos classificam as agências financeiras), é sempre bom sabermos que há valores reconhecidos.

Miguel Pestana disse...

Sem dúvida que sim, Alberto.
Mas estas distinções que valorizam o país não é muito referenciada nos media, quase que passam ao lado.Ainda bem que lá fora reconhecem o mérito e trabalho de algumas personalidades portuguesas.