sexta-feira, 1 de julho de 2011

Filme: O lado selvagem (Into the wild) 2007

Trailer

Sinopse: Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após 2 anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.


Opinião:
Este filme é baseado na história verídica de Christopher McCandless que, após a sua licenciatura, aventura-se a viajar pelo mundo “selvagem” sozinho, sem a pressão da sociedade e livre dos bens materiais.
É uma verdadeira lição filosófica sobre a vida. Aprendemos com os erros do próprio protagonista ao longo do filme.
As pessoas que Christopher conhece na sua vida de nómada e a importância que elas lhe atribuem na vida delas, fez-me pensar que quando percorremos um caminho, seja ele físico ou metafísico, mais importante do que a chegada ao destino, é a caminhada em si.
Após ver o filme você pode (ou não) mudar alguns (pre)conceitos  em relacção à sociedade.
Outro pró do filme é a trilha sonora, da autoria de Eddie Vedder (vocalista dos Pearl jam).
Eis 3 músicas, Guarenteed, SocietyLong Nights.

“a felicidade não está nas relações humanas mas encontra-se em tudo o que nos rodeia, basta estar atento.”
                              Christopher McCandless

3 comentários:

M. L. disse...

Um dos melhores filmes que vi até hoje...:D
100% recomendado....:)

Andy disse...

Cada vez me sinto com mais curiosidade de o ver!
as músicas são lindas!

Beijinho

Anónimo disse...

Tive a oportunidade de visualizar este filme na minha aula de filosofia.
Para mim, o objectivo deste rapaz era preseguir a felecidade, mas infelismente tarde de mais percebeu que a verdadeira felecidade tem que ser partilhada e um homem como ser social que é precisa da sociedade. Embora na minha opiniao o filme seja um pouco "conservador", pois nao rever que a sociedade deve e precisa ser modificada.
Nao e possivel ser feliz sozinho. Nos estamos preparados para viver no meio onde nascemos e é muito complicado adaptar mo nos a outro modo de vida.
Como ex.: o criador da apel, foi lhe detetado cancro no pancreas ainda cedo, podia ser submetido a uma operaçao e a propabilidade de sobreviver era muitooo grande, mas em vez disso quiz recorrer a medicinas alternativas, algo em que acreditava.
Ao longo do filme aparecem sistematicamente mensagens que nós nao conseguimos viver sem a sociedade, mas como ja referi e de certo modo consevador pois nao rever que a nossa sociedade deve mudar.