sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Troca de identidades

Sinopse:
Laura Van Ryn e Whitney Cerak, duas jovens universitárias, foram vítimas de um trágico acidente de viação. Uma foi sepultada sob o nome errado, a outra ficou em estado de coma e a ser tratada por uma família que não era a sua. Troca de Identidades é uma história sem precedentes de duas famílias traumatizadas , que, ao descreverem a bizarra provação a que foram sujeitas, descobrem o laço que as une enquanto enfrentam a reviravolta de uma vida perdida e de uma vida redescoberta. Enquanto as famílias tentam lidar da melhor forma com a chocante revelação, Whitney Cerak, a única sobrevivente, luta por um novo começo. Troca de Identidades tece uma envolvente narrativa de perda, esperança, fé e amor perante uma das mais estranhas ironias do destino."

Opinião:
Este texto tem spoilers, mas como podem ler na sinopse, até lá tem!

Sou apreciador de livros que relatam acontecimentos verídicos. Quando leio um destes livros a sensação é diferente, pois sabendo que aconteceu mesmo o que relatam, torna-se mais empolgante a leitura.

Já vi que leram a sinopse, então eu não vou deambular muito pelo sucedido.

As famílias Van Ryn e Cerak têm em comum uma extrema fé em Deus. Esta devoção mútua está muito assente no relato de “Troca de identidades”.
Praticamente em todos os capítulos vem uma citação da bíblia, e quase todos os membros das famílias recorrerem constantemente a estas citações. Acho que sim, que já que é um livro sobre um facto real, deve ser exposto realmente o ocorrido. Desagradou-me um pouco estar sempre a ler excertos da bíblia, não que tenha algo contra, aliais tenho por objectivo ler esse Grande Livro um dia.

O blogue de que fala no livro, criado inicialmente pela família de Laura Van Ryn, com o intuito de postarem as últimas notícias sobre o estado de saúde de Laura, pois como citado no livro, diziam que era às centenas as pessoas que queriam saber como estava Laura. O blogue funcionou durante algumas semanas como veículo de informação para familiares, amigos e pessoas comuns. Depois a família Cerak, deixou de dar uso a ele, aquando da vinda para casa de Whitney. 
Se quiserem dar uma espreitadela, é este o blogue: http://whitneycerak.blogspot.com/

Esta troca de identidades de Whitney por Laura e vice-versa, achei quase surreal, ironicamente! Não vou proferir que as duas raparigas não eram parecidas, mas um pai e uma mãe que não nota diferença entre a filha e outra rapariga, é descomunal. Pelo que me apercebi pelo relato das duas famílias, o acidente ocorrido não deixou Whitney assim tão desfigurada, principalmente na face, de modo a que a família Van Ryn e amigos não desconfiassem de nada, de que essa rapariga não a Laura.
Vi as duas fotos das jovens, que aliais vem estampadas na capa do livro, e por salvação, não são assim tão gémeas!
Se calhar estou a exagerar. Aliais, estou mesmo, mas este facto é que fez com que este livro não me tivesse cativado assim por aí além. Tirando esta minha observação o livro está bem relatado. Gostei em particular de como as duas famílias reagiram perante a descoberta dos factos finais.

É um exemplo este livro de que existem pessoas que, mesmo no meio de tanto sofrimento, conseguem agarrar-se à sua fé, tanto na perda como na esperança. Não foram famílias que desmoronaram emocionalmente perante os acontecimentos trágicos.

Prós: A incredubilidade da troca de identidades e forças-motrizes altruístas que se sucederam após o acidente.

Contras: Uso excessivo no relato de citações bíblicas. 


3 comentários:

Teté disse...

Bom, pelo teu relato, também não é leitura que me pareça muito cativante! Pessoalmente, também não gosto muito de citações bíblicas a torto e a direito, embora perceba que em momentos de grande angústia e tensão a Fé possa ajudar a ultrapassar o desgosto.

Por outro lado, mesmo que a mim as raparigas me pareçam realmente muito parecidas, concordo que os pais deviam notar as diferenças...

Mesmo que baseada em factos verídicos, os livros que a Oprah recomenda têm o seu quê de lamechas, que me desagrada um pouco. Foi assim com "Comer,Orar, Amar", que embora bem escrito, me pareceu um bocado livro de auto-ajuda para gente rica! Tanto que gostei mais do filme, especialmente devido ao Bardem e às musiquinhas brasileiras... :)))

Bom fim de semana e boas leituras!

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá Miguel!

Gosto de ler "Reviews", sobretudo de livros ainda não lidos.
Este plot convida.
Vou tomar nota e tentar ler.

Obrigada pela visita à casadorau.

Beijinho

Maria Luisa Adães disse...

Veridico? E a família nunca reparou na diferença fisica?

Estranho, mas o texto e os interesses nos factos recentes me
agradam e são bons.Isso me interessa e nos aparecem na vida os casos mais estranhos que até posso acreditar no que nos conta e muito bem!

Um abraço

Mª. Luíaa