quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Só o amor é real – Brian Weiss

Editora: Pergaminho
Nº Paginas: 232
Ano publicação: 2010
Terceiro livro publicado do conceituado psiquiatra Brian Weiss, nascido em Nova York em 1944. As suas terapias com pacientes foram pioneiras, em temas controversos como a reencarnação, vidas passadas, progressão a vidas futuras e vida após a morte. Este livro tem como testemunho central o caso de dois seus pacientes, Elizabeth e Pedro. Acidentalmente, ou talvez não, eles (re)conheceram-se (nesta vida..) na sala de estar do consultório do doutor. Mais é proibido desvendar.

Os capítulos estão bem distribuídos e precedido de cada capítulo é citado um pensamento de pessoas ilustres sobre a reencarnação. Caso da citação de Goethe: 

«A alma do Homem é como a água;
Dos Céus provém
Para os Céus ascende
E depois retorna à Terra,
Para sempre alternando.» 

Nos últimos dois capítulos Weiss desvenda ao leitor, de como o encontro de Elisabeth e Pedro tornou-se num dos mais fascinantes testemunhos da veracidade de encontros em vidas passadas.

«O destino dita o encontro entre almas gémeas. Encontrá-las-emos. Mas o que decidimos fazer após esse encontro cai no campo da livre escolha.» - Página 16

«Temos de aprender a rejeitar todo o preconceito e ódio. Aqueles que não o fizerem, simplesmente trocarão de lugar, voltando nos corpos dos seus inimigos.» - Página 126

Este é um livro vocacionado para pessoas que acreditam na reencarnação, mas também para quem é céptico. Pode-se sempre mudar de ideias e crenças, ou não? Ai de quem leve os seus costumes sempre intactos ate ao fim da vida! É um livro de não-ficção! É real. Não tem nada de romance ficcional.
Caso queiram iniciar uma leitura desta temática, aconselho iniciar com o primeiro dos primeiros livros de Brian Weiss, Muitas vidas muitos mestres, que fez imenso sucesso, e se calhar o seu melhor livro. Depois de iniciada a leitura deste autor, difícil é não querer largá-lo.
Espero que a divulgação dos livros de Brian Weiss possam ajudar a eliminar algumas teias de aranha sobre os caminhos da espiritualidade.
Não sou Dr., todavia prescrevo este livro sem reservas.

Em uma entrevista o Dr. Weiss afirma: 

«O mais importante não é ter conhecido a reencarnação, mas sim saber que continuamos; que o nosso corpo morre e nós não; saber que não morremos porque nunca nascemos. Entramos e saímos dos corpos.»

8 comentários:

Teté disse...

Não acredito na reencarnação e estes temas não me interessam por aí além. De qualquer modo, prefiro ler ficção!

Claro que há leitores que gostam de aprofundar estes assuntos e é bom que existam livros que os debatem! :)

Andy disse...

embora não se tendo certezas sobre estes conceitos, são sem sombra de dúvida fascinantes, impondo uma grande dose de curiosidade para muitas pessoas...quanto mais não seja, por forma a conhecer outras realidades e outra forma de ver o (in)finito que é a nossa passagem pela vida...
boa prescrição :-)!
beijinho

RobertaFrontini disse...

O filme Crazy/Beautiful está constantemente a passar na SIC...lol

FLAMES (Mariana e Roberta) disse...

Por acaso já tive uma conversa com uma convicta defensora da reencarnação...mas não me conseguiu convencer. O livro parece interessante, mas duvido que me faça mudar de ideias. De qualquer das formas, boa recomendação.

Em relação ao "Sei lá" não chegaste a dizer qual a tua opinião...gostaste?

Mariana

Anónimo disse...

Caro Miguel, este autor é um dos meus preferidos na temática que ele aborda nos seus livros.

Acho que lá li 4 dele.

Miguel Pestana disse...

Pois é Roberta, ou acredita-se ou não.

Em relação ao "Sei Lá", na altura eu gostei, mas era então um leitor recente e que estava descobrindo "os livros". Não tinha qualquer conhecimento sobre livros, autores, estilos literários.....

Hoje tenho outra opinião acerca do livro.

É normal mudarmos de opinioes ao longo dos nossos percursos, sejam eles, de vida, literários, musicais, etc.

Ana Tapadinhas disse...

Já li há uns anos e reli recentemente (Também já li o "Muitas vidas mts mestres", do mm autor)... o que acredito ou não pouco importa mas, que existem coisas que não consigo explicar existem e, depois de ter feito uma regressão (há 10 anos atrás) fiquei um pouco mais «aberta» ao que não «conheço».

Anónimo disse...

Livro espetacular! Maravilhoso! Meu queridinho, levo para toda vida!