quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Amizades Improváveis, de Graham Joyce

Editora: Bizâncio
Ano de Publicação: 2007
Nº de Páginas: 204
O ponto de partida para toda a narração deste livro é o acidente de automóvel que deixa marcas físicas e psicológicas no jovem Matt, o narrador do romance. Jake, o irmão mais velho de Matt faleceu dois anos antes do acidente, mas continua bem vivo na memória e imaginário do irmão. Ele é uma figura omnipresente, mas apenas para Matt, que consegue vê-lo para lá da janela do seu quarto…
Os dois irmãos tinham um vínculo muito estável e Jake era um mestre e figura de idolatria para Matt, que ensinou alguns truques para «abrir portas» de carros, tendo Matt aprendido muito rápido a ser um delinquente. 
Com apenas dezasseis anos e após várias apreensões, e principalmente após o acidente, Matt torna-se muito ansioso e quando tem as alucinações – em que vê o seu irmão (falecido) – apodera-se-lhe o pânico, os ataques de pânico. E assim começa a ter consultas regulares com a psiquiatra («com pêlos nas pernas») Sarah. 
Após várias sessões “prescreve-lhe” umas férias com outros jovens da sua faixa etária, também eles com problemas, numa estância rural isolada, propriedade da Protecção de Menores.
É assim que Matt conhece Amy e Gilb, os seus dois companheiros. Desde logo, Matt sente apatia para com eles e deduz que serão umas férias sem pica de divertimento, ainda por cima com dois amigos improváveis (é aqui que o título do livro faz sentido); e depois não gosta de lá estar porque há regras a cumprir. 
Nas sessões de «bla-bla», como Matt chama, este fica a saber que Amy é piromaníaca incendiária e que Gilb é um jovem graffiter associal. Sob o jugo de Peter, o tutor a quem devem obedecer, os três jovens delinquentes, terão que confrontar os seus passados ​​e suas fraquezas, e têm que fazer escolhas difíceis que afectarão o resto das suas vidas.
Livro dramático e emocionante. Esta história nunca fica em «ponto morto», tendo como «piloto» Graham Joyce, um escritor bestseller que alia muito bem o romance com o paranormal/fantasia. 
Este Amizades Improváveis foi o segundo romance lido do autor, depois de Os Factos daVida.

2 comentários:

macy disse...

Adorei Os Factos da Vida e aguardo a chegada deste Amizades Improváveis através duma troca. Tenho expectativa na sua leitura!

Angélica disse...

Passatempo "Dia Internacional do Livro Infantil"
Resposta: 20/03/2012.
Nome: Maria Angélica Fidalgo Martins Mesquita Guimarães
Nick de seguidor: Angélica
E-mail: angelicamesquitaguimaraes@hotmail.com