sexta-feira, 11 de maio de 2012

“A Astro Biografia de Fernando Pessoa e Portugal - a Mensagem da Mensagem” - Edições Mahatma (Divulgação)

Neste livro o autor mostra a posição de Fernando Pessoa face à Astrologia e esclarece-nos sobre a importância que este saber tradicional teve na vida do poeta. Para além de uma criteriosa recolha de textos de Pessoa que ilustram o quanto este prezava tal saber, chegando mesmo a designá-lo como a Ciência das Ciências, Luís Resina dá-nos a conhecer os principais conceitos do mundo da Astrologia, para em seguida se debruçar sobre o mapa natal do poeta. 
A hora de nascimento de Fernando Pessoa foi corrigida seguindo a Biografia e o método das Direções Primárias, sistema utilizado pelos últimos grandes astrólogos da Europa no século XVII, como foi o caso de Morin de Villefranche e William Lilly. 
A obra conta ainda com a publicação e uma descrição dos mapas e das características dos três principais heterónimos: Alberto Caeiro, Álvaro Campos e Ricardo Reis. Figuram também alguns textos da autoria de Rafael Baldaya, o heterónimo que Pessoa utilizava para a Astrologia. 


A primeira parte da obra conclui-se com dois apêndices: o primeiro consta de uma reflexão sobre os princípios metafísicos da Astrologia, o segundo é preenchido por uma série de perguntas colocados por leigos ou pessoas com pouco conhecimento astrológico, às quais o autor responde e clarifica apontando o sentido e para que serve a Astrologia. 

A segunda parte do livro é dedicada à reflexão da importância que Portugal teve para Fernando Pessoa. O autor começa com uma introdução ao livro da Mensagem para em seguida passar aos principais textos de Pessoa sobre a missão de Portugal. Cada texto de Pessoa é seguido de um comentário à luz da Astrologia e do conhecimento simbólico assente no saber tradicional das ciências herméticas. O que simboliza D. Sebastião? O que é o V Império? O caminho de Portugal e a sua religiosidade. Existe ou não um mapa astrológico de Portugal? Porque é que Portugal está ligado ao signo de Peixes? Qual é o papel de Portugal na Era de Peixes e de Aquário? Eis alguns dos temas abordados, tendo em conta a leitura dos ciclos planetários aplicados à história mundial e portuguesa. A última parte do livro versa sobre a identidade portuguesa, os ciclos de Portugal e o mapa da nacionalidade descrito por Fernando Pessoa. 

2 comentários:

graça disse...

Li e adorei, esta recomendado, o meu muito obrigado ao blog, bem haja!!

Miguel Pestana disse...

obrigada Graça.