sexta-feira, 15 de junho de 2012

Oficina do Livro publica livro de Vasco Duprat (Divulgação)

A AMANTE DO REIZINHO e outras histórias de D. Manuel II
De Vasco Duprat

252 págs. – PVP 14,90€                 

Recordar a história, conta-la com todos os pormenores que foi possível recolher, é o essencial propósito deste livro. Também poderão ler outras histórias de que Manuel e Gaby Dasleys que foram também protagonistas da sua relação amorosa. Este é um livro de histórias!


Sobre o Livro
Um ano antes da queda da monarquia, o último rei de Portugal conheceu em Paris uma das estrelas mais cintilantes do music-hall francês. Chamava- se Gaby Deslys e arrebatou, de imediato, o coração do jovem D. Manuel II, a quem sua mãe, a Rainha D. Amélia, tratava carinhosamente por Reizinho.

Alvo de muita bisbilhotice e especulação, o romance amoroso, que se prolongaria por dois anos, foi usado pelos republicanos para fragilizar ainda mais a monarquia, enquanto fora de portas, onde era igualmente muito falado, serviria de inspiração a criadores de óperas, peças de teatro e outras manifestações artísticas.

A paixão ardente do monarca pela sedutora Gaby Deslys é o ponto de partida de um livro que evoca o penoso reinado de D. Manuel II e, depois, o seu atribulado exílio em Inglaterra, reunindo um conjunto de histórias que compõem um retrato diferente (e polémico) do último rei de Portugal.


Sobre o Autor
Vasco Duprat (pseudónimo) nasceu em Lisboa, é jornalista e tem colaboração dispersa por vários jornais e revistas.

2 comentários:

Helena disse...

Parece-me deveras interessante, os livros históricos continuam a ser os meus preferidos. Bom fim de semana.

Miguel Pestana disse...

Olá Helena,

Já leu o livro Os Sitios Sem Respostas?
Que tal?

b f d semana.