quarta-feira, 27 de junho de 2012

Resiliência para principiantes, de Alina Oliveira

Editora: Sílabo
Ano de Publicação: 2010
Nº de Páginas: 80

A resiliência é um termo pouco usado e pouco conhecido da maioria das pessoas. O desafio deste livro é esse mesmo, dar a conhecer o termo a principiantes. 
No 1ºcapitulo deste livro a autora define e conta-nos a origem da resiliência, numa linguagem bem simples.
Resiliência é um conceito da física, que se refere à capacidade de um material sofrer tensão e recuperar seu estado normal, quando suspenso o "estado de risco". 
No campo das relações humanas, é compreendido como um processo que excede a simples superação de experiências, já que permite ao indivíduo sair fortalecido dessas mesmas experiências, que normalmente são traumáticas.
A resiliência tem que ver com a capacidade de um indivíduo ultrapassar os traumatismos e (re) construir-se apesar das feridas. Nas palavras da autora, resiliência refere-se «à capacidade de um material absorver energia sem sofrer deformação plástica ou permanente.»
No seguinte capítulo são referidos os obstáculos, comportamentos e os factores de protecção da resiliência, abordando-a como ferramenta essencial para que as pessoas saiam de um estado menos bom, e tornarem-se pessoas melhores, mais fortes nas futuras adversidades que a vida imponha.
Em 4 capítulos Alina Oliveira, a autora, dá-nos a conhecer outros termos ligados à resiliência, tais como a pro-actividade. 
Depois de ler este pequeno livro ficará a reflectir sobre o quão actual a temática do livro está em voga.
Para o leitor que esteja pouco familiarizado com o termo, ou que desconheça de todo o seu significado, este pequeno livro para principiantes, ilustra bem, dando a autora vários exemplos na vida real e empresarial, de como todos nós podemos beneficiar, caso sejamos resilientes. O público-alvo deste livro é todo o que queira conhecer melhor o mundo abrangente do termo em epígrafe.

1 comentário:

Anónimo disse...

Desconhecia a palavra resiliência!

Os livros realmente são uma fonte de sabedoria incrivel!

Por vezes gosto de ler este tipo de livros, entre romances.