domingo, 22 de julho de 2012

A Linguagem do Corpo, de Philippe Turchet

Editora: Livros Horizonte
Ano de Publicação: 2012
Nº de Páginas: 344

O título deste blogue poderia ser um dos títulos adequados para este livro. O silêncio das palavras e o falar dos nossos gestos, são tão denunciadores daquilo que as palavras calam.
Dizemos mais do que pensamos, mesmo sem pronunciar qualquer palavra. Não há qualquer dúvida em relação a isso.
Há mais de vinte anos que Philippe Turchet é perito em descodificar o funcionamento das emoções humanas, através da leitura da linguagem do corpo. É autor de vários livros bestsellers – todos relacionados a comunicação não-verbal.
A Linguagem do Corpo é um livro que nos ajuda a ler os gestos dos outros e a controlar a nossa própria imagem corporal, seja através de movimentos faciais (olhos, pálpebras, lábios, etc.) seja através de movimentos e posicionamento dos braços, pernas, mãos. No livro, os exemplos são às dezenas, através de fotografias, sempre acompanhadas da respetiva tradução daquilo que as palavras omitiram mas o corpo revelou em determinadas ocasiões do dia-a-dia (situações de stress, de medo, de felicidade, de raiva).
Todos gostávamos de ter um detector de mentiras incorporado em nós, pois daria muito jeito em muitas ocasiões. Com a leitura deste livro ninguém passará a distinguir a verdade da mentira, em uma frase de uma pessoa, mas irá com certeza conhecer algumas “ferramentas” que poderão pôr em prática. Depois de ler este livro não olhará para os outros da mesma maneira.
O autor do livro cita na página 98, uma frase que explica sintaticamente o poder da linguagem corporal. A frase é de Jacques Lacan (1901-1981), um célebre psicanalista francês: «Falo com o meu corpo, e isto sem que o saiba. Digo, portanto, sempre mais do que julgo.»
Quando fazemos ou fazem-nos uma pergunta, tendemos inconscientemente a olhar para o lado direito ou esquerdo. Existe uma interpretação para quando os nossos olhos movem-se para um dos lados, perante uma resposta verdadeira ou falsa. Claro, nem sempre é assim, preto no branco, e só com muito estudo e prática, alguém poderá ser um expert na matéria.
Em Portugal temos um dos mais conceituados especialistas mundiais em expressão facial da emoção, o Professor A. Freitas-Magalhães, que dirige o Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab). Ele sim, é um perito.
Ler as emoções dos outros é um tema tão importante, que nos Estados Unidos da América, especialistas desta área estão presentes em tribunais, em julgamentos, onde in loco eles observam o comportamento corporal dos delinquentes, e a análise deles são, por vezes cruciais, para o julgamento final dos casos.
Quando é feita uma pergunta sobre o passado de uma pessoa que sofra da doença de Alzheimer, os olhos do doente orientam-se sempre para a direita. Este caso, destes doentes, são explicados detalhadamente ao leitor, não restando margem para dúvida de que os nossos olhos são apenas um dos nossos espelhos de pensamento.
Como resultado desta leitura, poderemos passar a compreender e interpretar todos os gestos não-verbais que acompanham as nossas palavras e as das outras pessoas, seja numa conversa com amigos, ao ver uma foto qualquer de uma pessoa, ou apreciar a forma como os políticos interagem corporalmente, os seus gestos, olhares, aquando das suas eternas promessas.
A Linguagem do Corpo – Aprenda a ler as emoções dos outros é um livro interessante, muito acessível e lê-lo é viajar pelo mundo das emoções, pelo território surpreendente do corpo humano.
«As palavras – nas quais depositamos tanta confiança – não representam mais de 7% da comunicação, mas a linguagem do corpo, essa, transforma, no mesmo numero de casos, 100% da natureza da comunicação!» (p.32)

8 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei com curiosidade neste livro. Muito bem escrito esta sua opinião.

Helder

Miguel Pestana disse...

Olá caro Helder,

Mantenha a sua curiosidade e não deixe de ler este livro. O autor do livro é um dos maiores peritos no tema em França - e no mundo.

Obrigado pelo seu comentário.

Bittersweet disse...

Recomendo "Verdade ou Mentira" de Joe Navarro. É dentro do mesmo género. Deveras útil ;)

Miguel Pestana disse...

Eu pesquisar esse título.

Obrigado pela sugestão.

Anónimo disse...

Os livros do Prof. Freitas-Magalhães são fantásticos. Aqui ficam dois dos livros que aconselho vivamente:

A Psicologia das Emoções: O Fascínio do Rosto Humano

O Código de Ekman: O Cérebro, a Face e a Emoção

Este último sobre o seu amigo Prof. Paul Ekman, o conselheiro científico da série Lie to Me.

Boa leitura!!!

Anónimo disse...

Já li estes livros do Prof. Freitas-Magalhães e confirmo que são extraordinários e obrigatórios para quem quer saber de expressão facial à séria. E mais - o Prof. Freitas-Magalhães acaba de criar um curso universitário único no mundo - a Pós-Graduação em Expressão Facial Emoção.

Sónia Felizardo disse...

Uau. Simplesmente fantástico o título do livro.
É curioso quando se pensa que o corpo também fala...

Anónimo disse...

Alguém sabe onde posso encontrar esses livros online?? e-bocks?? caso contrário terei de comprar em papel :)