sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Porque Não Amamento - Ana Paula Espada (Divulgação)

Edições Vieira da Silva


Sinopse do livro

Quando uma mãe decide não amamentar, fá-lo por crenças que construiu ao longo do tempo sob diversas influências.
Foi com base nesta premissa que a autora desenvolveu a investigação, sua tese de mestrado em ciências de enfermagem no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, que pretendia responder às perguntas: Quais as crenças que as mães que não amamentam possuem relativamente ao AM? Que influências estiveram na base da construção dessas crenças?
Os resultados obtidos confirmam crenças e influências na construção das mesmas que seguem um sentido oposto à prática da amamentação.
Este livro pretende ir além das práticas de enfermagem. Ele dirige-se aos profissionais mas ao público em geral uma vez que a autora foi construindo e desconstruindo conhecimentos científicos actuais relativamente às crenças e influências apresentadas pelas mães que não amamentam, resultando num trabalho que pode guiar a prática de enfermagem mas, sem dúvida, informar as mães, pais e famílias quanto à importância e práticas do aleitamento materno para a eficácia da sua concretização.


Nota biográfica

Ana Paula Sousa Santos Espada, natural da Praia da Vitória, onde nasceu a 3 de Agosto de 1964, é professora de enfermagem - Professor Coordenador do Ensino Superior Polictécnico e Coordenadora do Núcleo Técnico-científico de Enfermagem na Maternidade, Infância e Adolescência da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada – Universidade dos Açores.
Especialista em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, mestre em Ciências de Enfermagem e doutoranda em Educação, Especialidade de Psicologia Educacional.
Foi enfermeira generalista e enfermeira especialista no serviço de Obstetrícia do então Hospital de Angra do Heroísmo até 1992 quando passou a docente na Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada.
Tem-se dedicado à tradução de obras científicas de enfermagem e possui vários artigos publicados em revistas científicas bem como apresentação de trabalhos científicos a nível nacional e internacional.
Como docente tem sido regente e professora nas áreas de Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia e de Investigação em Enfermagem.
É membro de várias Associações profissionais, nacionais e internacionais.
Os seus interesses de investigação são o aleitamento materno e os processos de ensino/aprendizagem dos estudantes de enfermagem em aprendizagem clínica.

Sem comentários: