segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Confissões de um Jovem Escritor, o novo livro de Umberto Eco (Livros Horizonte)

Título: Confissões de um jovem escritor
Autor: Umberto Eco
Coleção: Ensaios Literários
Nº Páginas: 160
ISBN: 978-972-24-1765-5

Um jovem escritor, um grande mestre

O brilhante escritor italiano leva-nos numa viagem aos bastidores do seu método criativo e recorda como arquitetou os seus mundos imaginários: partindo de imagens específicas, fez sucessivas escolhas ao nível da época, da localização e da caracterização do narrador - o resultado foram histórias inesquecíveis para todos os leitores.

De forma alternadamente divertida e séria, mas brilhante como sempre, Umberto Eco explora a fronteira entre a ficção e a não-ficção, afirmando que a primeira deve assentar num intricado enredo que requer ao escritor a construção, através da observação e da pesquisa, de todo um universo até ao mais ínfimo pormenor. Por fim, revela ao leitor um precioso trunfo que permite vislumbrar o infinito e alcançar o impossível.

Umberto Eco tinha quase 50 anos de idade quando a sua primeira obra de ficção, O Nome da Rosa, o catapultou para a fama mundial e se tornou um clássico moderno. Nestas “confissões”, o agora octogenário faz uma retrospetiva da sua carreira, cruzando o seu percurso como teórico da linguagem com a veia romancista que descobriu mais tarde na vida.



Este “jovem escritor” é, afinal, um grande mestre e aqui partilha a sua sabedoria sobre a arte da imaginação e o poder das palavras.

Sobre o autor:
UMBERTO ECO, nascido em Itália em 1932, é um conhecido e premiado escritor, crítico, professor, filósofo, semiólogo e especialista em estudos medievais. Escreveu cinco romances de enorme sucesso a nível mundial, três livros infantis e inúmeros ensaios e textos académicos.

Elogios da crítica internacional:
«Recheado de afirmações inteligentes e ponderadas que irão simultaneamente deliciar os admiradores de longa data e conquistar novos.» – Publishers Weekly

«Refinada por uma vida inteira de leitura, estudo e escrita de textos que trespassam línguas, géneros e séculos, a sabedoria deste ‘jovem’ escritor transborda.» – Booklist

«Um encantador vislumbre do escritório privado do deus criativo.» – The Barnes & Noble Review

www.livroshorizonte.pt / http://www.facebook.com/LivrosHorizonte

2 comentários:

Tiago M. Franco disse...

Não começo a escrita de Humberto Ego, mas já tenho um livro seu na estante.

Miguel Pestana disse...

Qual é o livro? O NOME DA ROSA?