domingo, 30 de dezembro de 2012

«Alquimia dos Sabores │Guia para uma alimentação saudável», de Guilherme Juvenal e Diana Pinheiro

Editora: Dinalivro

Ano de Publicação/edição: 2011

Nº de Páginas: 336
Há livros que não aparecem na nossa vida por acaso. Alquimia dos Sabores │Guia para uma alimentação saudável é um desses. Numa altura em que estava mesmo a pensar redefinir os meus hábitos alimentares, mas em que estava indeciso sobre qual a melhor dieta a implementar, «apareceu-me» este manual que explica em detalhe, mas não exaustivamente, as origens e essências dos alimentos, conforme as doutrinas tradicionais chinesas. 
A relação Yin-Yang e seus significados e interferências na roda dos alimentos são uma das mensagens cimeiras encontradas neste livro. Como diz no livro: «(…) cada ser, cada fenómeno, é uma constante relação com tudo aquilo que o circunda (…)» (p. 60), e no que toca à alimentação o processo é o mesmo. Tem de haver um meio-termo no que dá-mos ao nosso organismo para se alimentar. 
Fiquei a saber que cada um dos cinco sabores está directamente relacionado com um órgão do nosso corpo (já na reflexologia, quiroprática e outras terapias assim é), como por exemplo o sabor Ácido está ligado ao Fígado. 
Foi com surpresa que li os significados que são atribuídos quando «recusa-se» certos sabores, ou quando sentimos na boca um determinado sabor. O que descobri mais: o acne, que todos tivemos na adolescência, pode ser atenuado através da ingestão de determinados alimentos; vinho morno com canela é uma óptima combinação para quem está com pirexia; a temperatura dos alimentos e bebidas que consumimos interfere sobre todo o organismo; etc.  
Alquimia dos Sabores │Guia para uma alimentação saudável explica o modo que os alimentos podem potenciar a desintoxicar o corpo, por exemplo nos dias após a quadra natalícia, em que houve uma sobredosagem de doces, salgados, etc. 
O livro contém uma secção destinada às grávidas, outra com receitas e uma tabela com a classificação da maioria dos alimentos (sabor, natureza, função, acção,etc.) 
São inúmeros e úteis os conhecimentos que adquiri ao ler este guia - que não será guardado tão cedo na estante - da autoria de dois especialistas em Medicina Tradicional Chinesa. 

Sem comentários: