domingo, 30 de dezembro de 2012

Os melhores livros que li neste ano de 2012

Estando quase a terminar 2012, nada melhor do que fazer um balanço sobre os livros que li. Primeiro, este foi o ano em que li mais, em quantidade e em qualidade. Ultrapassei os cem. Li vários Clássicos, o que era uma das metas que tinha objectivado no fim de 2011, além de me ter embrenhado mais na literatura lusófona, onde descobri autores brilhantes como Tânia Ganho ou António Breda Carvalho.

Quem visita este blogue tem conhecimento do rol eclético de temáticas que leio, desde o romance, poesia, desenvolvimento pessoal, policiais, gestão, memórias, espiritualidades, medicinas alternativas, etc.

Dado a colaboração que mantenho com várias editoras, li uma vasta parte de livros publicados em 2012 (40%), mas mesmo assim a fatia maior (60%) foram livros publicados antes de 2012.

Tenho de dizer que passou-me pelas mãos livros mesmo maus, mas esses não interessam referir.


E eis o meu top de livros lidos publicados em 2012:


O Poder das Emoções Positivas – Américo Baptista



Os melhores livros que li este ano, mas publicados em anos anteriores (a ordem é aleatória):


O Crocodilho – Fiódor Dostoiévski
Curar – David Servan Schreiber
Uma Carta a Garcia – Elbert Hubbard

5 comentários:

Teté disse...

De todos, só li um: "O Triunfo dos Porcos"! Um grande livro, por sinal, mas que já li há muitos anos... :)

Bom ano e continuação de boas leituras! :)

Isabel P. disse...

Eu li "A Mulher-Casa" da Tânia Ganho. Comprei-o sem quaqlquer informação prévia sobre a autora que para mim era desconhecida e foi uma excelente surpresa, gostei muito. Envolvente, com personagens complexas e muito atual.

Moureco disse...

Dos livros listados li 2, também há muitos anos: O Triunfo dos Porcos e O Grande Gatsby. A explorar, esta lista...

Miguel Pestana disse...

É gratificante, Isabel, quando pegamos num livro assim e depois somos surpreendidos. Eu «A Lucidez do Amor» da mesma autora e também recomendo-o.

Pois é, «O Triunfo dos Porcos» é um livro intemporal e leitura obrigatória.

Tiago M. Franco disse...

Da lista só li O Fotografo da Madeira. É um bom livro, mas para mim não é uma obra-prima.