segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

O LIVRO e o FILME sobre a morte de Osama Bin Laden (nomeado para os Óscares)‏



No dia 1 de novembro chegou às livrarias nacionais, editado pela Vogais, o livro mais falado e que maior controvérsia gerou nos EUA em 2012. Um Dia Difícil (No Easy Day) saltou para o top em todos os países em que já foi editado, ou não fosse o seu conteúdo tão sensível: a morte de Osama bin Laden. Na primeira semana de vendas nos EUA, No Easy Day vendeu 253 mil exemplares, destronando de imediato “As Cinquenta Sombras de Grey” - na primeira semana de vendas vendeu  “apenas”  86 mil exemplares. O livro que abalou o Pentágono mantém-se no Top 5 do New York Times.

Depois da publicação do polémico livro, a premiada realizadora Katheryn Bigelow levou a história da maior caça ao homem de todos os tempos ao grande ecrã. 00:30 A Hora Negra estreia em Portugal no dia 17 de janeiro.

Da realidade dos factos, narrados na primeira pessoa em Um Dia Difícil, à ficção de 00:30 A Hora Negra (Zero Dark Thirty),  livro e filme vão ficar, certamente, para a história da literatura e do cinema.

E porquê? Em Um Dia Difícil, de forma absolutamente inédita e contrariando o código de conduta do Pentágono, foram revelados os detalhes de uma missão ultra secreta, na primeira pessoa. Mark Owen descreve no livro os detalhes estratégicos e os planos de contingência que a equipa foi obrigada a seguir  desde a queda do helicóptero que poderia ter determinado um desfecho trágico da missão, até à comunicação via satélite com o Presidente Obama confirmando a morte de bin Laden (Prólogo disponível, aqui)  

 00.30 A Hora Negra fica para a história do cinema pelas nomeações aos Óscares - 5 no total, incluíndo Melhor Filme e Melhor Actriz. Mas antes da entrega das tão desejadas estatuetas douradas, Zero Dark Thirty esteve em destaque nos Globos de Ouro, ontem, com Jessica  Chastain a levar para casa o prémio de Melhor Atriz de Drama.

Quanto a Um Dia Difícil, este continua disponível nas livrarias nacionais, e revela-se um complemento imprescendível para quem for ao cinema ver o filme e ainda não teve oportunidade de o ler.

Um Dia Difícil tem o prefácio à edição portuguesa de Jorge Lourenço, Capitão de Mar e Guerra (res.), Comandante do DAE (1988-1996), Chefe do Estado-Maior do Quartel-General de Operações Especiais (2008-20119.

O anúncio da morte do líder da Al-Qaeda, realizado no dia 2 de Maio pelo Presidente dos EUA, correu mundo. «Era o “inimigo número um” da América e foi morto esta segunda-feira numa operação em Abbottabad, no Paquistão. O fim de Osama bin Laden não é o fim da Al-Qaeda, mas “tornou o mundo mais seguro”, afirmou então Barack Obama. «”Foi feita justiça”.»
operação estava a ser preparada há vários anos. Osama bin Laden vivia numa mansão fortificada em Abbottabad, a cerca de 50 quilómetros de Islamabad, e foi aí que foi morto por militares norte-americanos. Mas a versão dos acontecimentos dada pelas autoridades militares sofreu uma reviravolta com a publicação do livro Um dia Difícil, da autoria de Mark Owen, na realidade Matt Bissonnette, um dos primeiros operacionais a chegar ao terceiro andar onde Osama bin Laden estava escondido, tendo participado ativamente no ataque.


Um livro que se lê como um romance mas que é mil vezes mais excitante — porque é a realidade.

De forma absolutamente inédita, Um Dia Difícil revela todos os detalhes desde o planeamento até ao desenlace da operação contra Osama bin Laden, num relato extraordinário e empolgante de um dos militares que o confrontaram até à morte. Mark Owen, pseudónimo destinado a proteger a identidade do autor, entretanto desvendada no programa 60 Minutes (pela primeira vez desde que está no ar, este premiado programa da CBS dedicou os 60 minutos a um só tema), participou em algumas das mais memoráveis operações dos Navy SEALs a força de operações especiais da Marinha Norte-americana sempre integrado no SEAL Team Six, a unidade de elite de luta antiterrorismo. 


MARK OWEN é um ex-membro dos Navy SEALs. Durante os seus muitos anos de serviço, participou em centenas de missões em todo o mundo, incluindo o resgate do Comandante Phillips no oceano Índico, em 2009. Owen foi líder de equipa na Operação Neptune Spear, em Abbottabad, no Paquistão, que decorreu a 1 de Maio de 2011 e resultou na morte de Osama bin Laden. Foi um dos primeiros militares a entrar no terceiro andar do esconderijo do terrorista mais procurado em todo o mundo, sendo testemunha da sua morte. O seu nome e os dos outros membros dos Navy SEALs referidos neste livro foram alterados por motivos de segurança.
 

Sem comentários: