quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Este é o Reino de Portugal, de José Brandão, a 22 de Fevereiro nas livrarias


Este é o Reino de Portugal de José Brandão
 
Chancela: Saída de Emergência
Data 1ª Edição: 22/02/2013
ISBN: 9789896374570
Nº de Páginas: 400
Dimensões: [160x230]mm
Encadernação: Capa Mole
 

Sinopse
Do melhor…

«O povo português, além da bondade de coração, da brandura de costumes, da alegria, da lealdade e bom humor, possui ainda duas outras qualidades: a docilidade e a paciência. Não é possível que exista gente mais tranquila, mais dócil, mais resignada.»

Ao pior...

«Se os portugueses apenas tivessem os vícios de serem impostores e vaidosos seria agradável vê-los e conviver com eles […] Mas são também extraordinariamente altivos, orgulhosos, arrogantes, velhacos, traiçoeiros e desonestos. Poucos há que tenham escrúpulo de matar um inimigo à traição.»

Este é o Reino de Portugal resulta de uma profunda investigação aos mais importantes relatos de estrangeiros que viajaram por Portugal. Focando-se principalmente nos últimos três séculos, oferece-nos um colorido únicos desse período, retratando as várias camadas sociais que compunham a nossa sociedade, do povo aos governantes, e admirando ou criticando copiosamente os seus hábitos, tradições, mentalidades e comportamentos. Com testemunhos de quase três dezenas de personalidades tão extraordinárias ou malévolas como William Beckford, Carl Israel Ruders, Giuseppe Baretti, Arthur William Costigan, José Pecchio, Hans Christian Andersen, Maria Rattazzi ou Miguel Unamuno, Este é o Reino de Portugal é uma oportunidade única para descobrir o que mudou no nosso país nos últimos três séculos. Ou talvez surpreender-se com o que, afinal, continua exatamente na mesma… 
 
José Brandão nasceu em Algés, Oeiras, em 14 de Março de 1948. Estudou numa escola primária da Voz do Operário na Penha de França, em Lisboa. Em 1969 foi para a tropa com mobilização para a guerra em Moçambique com a especialidade de radiotelegrafista. Durante os dois anos de comissão permaneceu sempre em zonas consideradas de actividade máxima, (100%). Regressado em finais de 1971 ao seio da família, (casado e pai aos dezassete anos) virá a ser preso pela PIDE em princípios de 1973 acusado de pertencer a uma organização ligada ao PCP, a ARA. No dia 25 de Abril de 1974, estava marcada uma audiência no Tribunal Plenário de Lisboa. Em 1976/77 frequentou um curso de preparação de acesso à universidade, através do então chamado exame "ad hoc", não chegando, porém, a concretizar este objectivo. Ligado ao mundo sindical e político, adere em 1979, às teses da UGT e do PS atingindo lugares de relevo nestas organizações. Actualmente encontra-se sem qualquer filiação política ou sindical. Tem uma vasta série de artigos publicados entre 1983 e 1995 em jornais que vão do Expresso ao Jornal de Palmela, passando pelo Diário de Notícias, Diário de Lisboa, O Jornal, Tempo, O Distrito de Setúbal, e oito livros editados: Sidónio - Ele Tornará Feito Qualquer Outro, 1.ª ed. 1983, Editora Perspectivas & Realidades; 2.ª ed. 1990, Publicações Alfa. Carbonária - O Exército Secreto da República, 1.ª ed. 1984, Editora Perspectivas & Realidades; 2.ª ed. 1990, Publicações Alfa. 100 Anos por 1 Dia, Editorial Inquérito, 1987. A Noite Sangrenta, Publicações Alfa, 1991. Suicídios Famosos em Portugal, Europress Editores, 2007. Portugal Trágico - O Regicídio, Âncora Editora, 2008. Cronologia da Guerra Colonial, Prefácio Editora, 2008. A Vida Dramática dos Reis de Portugal, Ministério dos Livros, 2008. Os Homens do Rei, Ministério dos Livros, 2010. No site www.vidaslusofonas.pt colabora com as seguintes biografias e artigos: D. Carlos I, Machado Santos, Álvaro Cunhal, Sidónio Pais, Miguel Bombarda, João Franco e Os Livros e a Censura em Portugal.
 

Sem comentários: