domingo, 7 de abril de 2013

Salvador Dalí (Biografia)



Qualquer pessoa por mais leiga que seja em matéria de arte, conhece com certeza algumas das criações de Salvador Dalí. Relógios maleáveis e coloridos, praias e dunas desertas, animais de patas compridas e disformes, elefantes com pernas quebradiças, formigas e gafanhotos desproporcionais, etc. Enfim, o pintor espanhol nascido a 11 de Maio de 1904 criou inúmeras peças de arte com temáticas ilusionistas e utópicas – muito sui generis.
O ovo é uma das imagens comuns nas obras de Dalí, que aliais, é um dos marcos arquitectónicos que podemos mirar na Casa-Museu Salvador Dalí – situada em Port Lligat, onde o pintor viveu. Desde muito cedo Dalí – afirma na sua autobiografia, em 1942 – descobre a sua vocação: ser um artista. Nascido numa família catalã de classe-média, Salvador  Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech – o seu nome completo – foi o segundo descendente do casal. O seu irmão, também chamado Salvador, foi o filho primogénito, mas faleceu antes do pequeno Dalí nascer; a irmã mais nova chamava-se Ana Maria e foi, posteriormente, além da sua futura esposa, o único modelo que pousou para ele ao longo de toda a sua carreira. Podemos vê-la, por exemplo, em Menina à Janela.
O jovem frequentou o ensino numa escola de Desenho, e em 1916 – Dalí com doze anos – descobriu a pintura impressionista.
Aos dezasseis, Dalí sofreu com o falecimento da sua mãe, afirmando ele ter sido o maior golpe na sua vida, até então. É nesse ano de resiliência afectiva que muda-se para Madrid e inicia os estudos na Academia de Artes de San Fernando, concluindo-os cinco anos depois.
Dono de um modo peculiar e arrojado, Dalí apresentava-se de forma excêntrica e teatral na sociedade, muito devido ao seu refinado bigode (imagem de marca) e olhar inquisidor. Era detentor de atitudes e pensamentos extravagantes, sendo o elemento Ilusão seu apanágio. Estas características de personalidade criaram-lhe alguns atritos e muita celeuma na sua vida pessoal e profissional.
Após os estudos, e em viagem por Paris, o pintor é apresentado ao célebre Pablo Picasso, no ano de 1929, e a partir desta data a sua vida artística ganha uma força motriz avassaladora. Até os anos 40 Dalí produz obras em quantidade e em qualidade, sempre surpreendendo os espectadores das mesmas com imagens surreais, dotadas de ficção e humor. No plano familiar Dalí, após cinco anos de namoro, casa com Gala Éluard, a sua eterna musa inspiradora. Aquando da Segunda Guerra Mundial o casal muda-se para os E.U.A., hiato esse que durou oito anos. Nessa temporada o artista realizou, no Museu de Arte Moderna de Nova York, a sua maior exposição, e colaborou com o cineasta Alfred Hitchcock e com a Walt Disney.
De regresso a Espanha, o génio transforma todo o suporte material onde toca em arte. Trabalhos em pintura, escultura, cenografia, litografia, desenho, fazem da sua obra – cerca de de 1.500 obras –, uma das mais ricas e pioneiras no seu estilo. Uma das suas principais obras, a sua magnum opus, intitula-se A Persistência da Memória, tela onde o artista pintou três relógios sob um raio de sol, marcando horas diferentes. Sobre essa obra Dalí mencionou: «No dia em que decidi pintar os relógios, pintei-os moles. Isso aconteceu numa noite de fadiga.»
A segunda maior perda que o célebre pintor teve aconteceu em 1982, quando Gala morreu. Nos dois anos seguintes Dalí passa por períodos depressivos. A vida de um dos maiores génios de todos os tempos tem o epílogo em 1989. O seu legado para a Arte Contemporânea, esse é indelével.

«A minha única diferença em relação a um homem louco é que eu não sou louco!»
Salvador Dalí
(Texto publicado na secção 'Biografia', na edição de Abril de 2013, da Revista Progredir)

Sem comentários: