quinta-feira, 9 de maio de 2013

Inéditos de Jorge de Sena e Fazenda Lourenço este mês nas livrarias


Entrevistas 1958-1978
de Jorge de Sena

Formato: 135 x 215 | Páginas: 488


Este volume das Obras Completas de Jorge de Sena colige 44 entrevistas concedidas pelo poeta entre 1958 e 1978. Três são total ou parcialmente inéditas, e outras três nunca haviam sido traduzidas para português. A maioria situa-se na última década da vida de Jorge de Sena, cujo início é marcado, de maneira fulgurante, pela entrevista a "O Tempo e o Modo", para o número especial que esta revista lhe dedica em 1968, nas vésperas da sua primeira visita a Portugal, e à Europa, após nove anos de exílios americanos. Transversais a todos os aspectos da vida e da obra de Jorge de Sena, são muitas as entrevistas que merecem destaque, pela generosidade admirável com que o entrevistado se entrega, pela largueza e intensidade com que responde a tudo e a todos, e até pela paciência com que procura satisfazer curiosidades e inquisições, falando dele e da sua criação literária, do seu trabalho como professor e investigador, com relevo para Camões, e dos seus anseios e inquietações de cidadão do mundo, sempre em busca de justiça e liberdade.
 
Matéria Cúmplice
de Jorge Fazenda Lourenço

Formato: 140 x 200 | Páginas: 152 

Imagine que é poeta. Que é um poeta português. Que é um poeta português escrevendo e publicando em Portugal. E tudo isto na viragem dos anos 30 para os anos 40, com o contexto social e político, nacional e internacional, de todos conhecido. Que atitude tomaria se, ao longe de cinco, dez, quinze, vinte anos, ouvisse e lesse, com a certeza implacável de um relógio suíço, que é «senhor de uma riqueza de motivos mais intelectuais do que poéticos», que é «infinitamente mais inteligente que poeta propriamente dito», que é «muito mais inteligente que poeta propriamente dito» ou até (repare no preciosismo) «Muito culto, de uma cultura em que a planta frutifica sem dar flor»?

"Matéria Cúmplice" (o título procura traduzir uma relação) reúne um pequeno número de estudos que são como que aberturas para diversos aspectos da vida e da obra do poeta. O livro fecha com uma bibliografia, "Trinta anos de Jorge de Sena: 1982-2012", que tem um propósito informativo e comemorativo, dando a esta selecção de estudos uma forma circular, significativa, uma vez que o seu prelúdio tem como tema a recepção de Jorge de Sena.
   

Sem comentários: