sexta-feira, 24 de maio de 2013

Steve Jobs (Biografia)


Responsável por tornar a Apple na empresa mais valiosa do mundo e por ter revolucionado a indústria dos computadores, Steve Jobs imprimiu a marca que pretendia no universo. Possuidor de um génio carismático, ao longo de décadas, influenciou amantes da tecnologia, da inovação e do design. Conhecer os marcos mais importantes do percurso de vida de Steve Jobs é o pressuposto desta curta biografia.
Comecemos pelo dia 24 de Fevereiro de 1955. Nesta data nasce, em S. Francisco, Califórnia, um menino que os pais biológicos decidem entregar para adopção. Em miúdo, e já no seio de uma família adoptiva, o seu passatempo preferido era desmanchar máquinas e ligar fios, sempre brincando sozinho. Era um miúdo que gostava mais de estar consigo do que com os outros e cuja competição era unicamente consigo próprio. Jobs podia ter sido mais um desses miúdos que cresceram a ouvir os ídolos musicais e cinematográficos da sua geração, mas não.
Steve Jobs foi um visionário, um perfecionista, um extraordinário gestor e líder, que mudou a nossa forma de pensar, de agir, de comunicar e consumir.
A era digital moderna foi impulsionada e moldada pelo “rei da Tecnologia” mais influente do nosso tempo, um mestre que revolucionou três das indústrias mais comercializadas de sempre: cinema, música e informática.
Steve Jobs e Steve Wozniak lançaram o primeiro computador Apple em 1976. No ano seguinte, o primeiro computador construído em série, o Apple II, com um processador de um megahertz, converte-se e torna-se um êxito instantâneo.
Na esfera pessoal, Jobs casa-se com Laurene Powell em 1991. Têm um filho e duas filhas. De resto, não se sabe muito da vida pessoal do fundador da Apple.
No fim da década de 90, Jobs moderniza a linha de produtos da Apple, produzindo os coloridos computadores “iMac”. Depois nasce o “iBook” e o “iPod”. Em 2003 é aberta oficialmente a loja da Apple de música on-line “iTunes”. Nesse ano foi diagnosticado com um cancro raro, mas Jobs se negou a fazer a cirurgia e fez tratamentos alternativos. Apenas em 2004 se submeteu a uma cirurgia para retirar o tumor no pâncreas. A era do “Touch” é inaugurada com o iPhone, em 2007. Após uns anos de saúde em défice Jobs apresenta o ”iPad”, em 2010. O último ano do homem que emancipou a era digital, fica marcado pela sua ausência em eventos da Apple, mas mesmo assim, cinco meses antes de falecer, Jobs volta a surpreender ao lançar o serviço gratuito de armazenamento on-line “iCloud”. Jobs anuncia a sua renúncia como presidente executivo da Apple. A 5 de Outubro de 2011 morre o icónico fundador da empresa que “só ele poderia ter construído” — segundo a nota de imprensa da Apple aquando da sua morte —, um ser humano fantástico que afirmou em 2005: “A morte é muito provavelmente a melhor invenção da vida”.
Inovação, liderança, carácter e persistência, são palavras que podemos associar a Steve Jobs, um seguidor do budismo, que teve um percurso de vida marcado pelo inconformismo, por conquistas e obstáculos, por lançamentos de sucesso e discursos apaixonantes. É por isso que o seu percurso de vida é um exemplo para muitos e respeitado por todos, especialmente pela sua legião de fãs.

"Não me interessa vir a ser o homem mais rico no cemitério... Ir à noite para a cama dizendo a mim próprio que fiz algo de maravilhoso... é isso que me interessa." Steve Jobs


(Texto publicado na secção 'Biografia', na edição de Maio de 2013, da Revista Progredir)


Sem comentários: