quinta-feira, 11 de julho de 2013

13 sugestões de livros para ler no Verão

Na página 2 da edição de 10 de Julho do Diário de Notícias da Madeira recomendo 13 livros de leitura neste - e em qualquer um - Verão.

As escolhas de títulos que se seguem são heterogéneas tanto no estilo como na temática. Equilibrei a selecção entre estilos literários tão díspares como o romance, poesia, ensaio, desenvolvimento pessoal, etc. Não perfazem os melhores livros que li, são apenas uma de muitas escolhas possíveis.




Ensaio Sobre a Cegueira – José Saramago

Este é um dos romances mais significativos do Nobel que nos deixou há três anos. A trama se desenrola num tempo que pode ser o de ontem, hoje ou amanhã. A mensagem que este livro transmitiu-me foi de que não é necessário estar cego para se deixar de ver. A cegueira do hedonista e do narcisista é muito maior que a cegueira visual.



Kafkiana – Agustina Bessa-Luís

Um livro inédito que compila textos de natureza ensaística nos quais a autora presta uma homenagem a um dos seus escritores prediletos, fazendo uma abordagem ao mundo labiríntico e paradoxal da obra e da vida de Kafka.



O Fotógrafo da Madeira – António Breda Carvalho

O escritor aveirense que em 1994 venceu o Prémio Literário Horácio Bento de Gouveia, data a ilha da Madeira em finais da primeira metade do séc. XIX, neste romance que está à venda nas livrarias desde Novembro passado. Rigorosamente é registado o quotidiano dessa época, com referência à etnografia e ex-libris da ilha, como o bordado e vinho Madeira. Um livro que recomendo aos leitores madeirenses que queiram conhecer o retrato da ilha anterior ao do séc. XX.



O Poder das Emoções Positivas – Américo Baptista

Se fôssemos pessoas optimistas e bem-dispostas, viveríamos mais e com melhor qualidade de vida? Destinado, principalmente, a quem leva a vida reclamando de tudo, este livro escrito por um especialista em psicologia, revela a importância vital de coligirmos emoções positivas, e nos afastarmos de pessoas “tóxicas”.





A Noite Inteira Já Não Chega - Poesia 1983-2010 – Rosa Lobato de Faria

Antes de este livro de poesia ter chegado às livrarias, em Abril, já eu o tinho lido. É uma vantagem de eu administrar um blogue literário. A poesia de Rosa Lobato é cativante, plena de sentido(s), detonadora de sensações, estados de alma. A sua escrita está isenta de maquilhagens, transformismos. Tudo é apresentado espontaneamente, com limpidez, simplicidade, na maior das vezes com erotismo. Um livro para (re)ler e tirar o palato a limão, laranja, amora, morango, jasmim, funcho, hortelã (…) em noites de Verão.



O Amor nos Tempos de cólera – Gabriel Garcia Marquez

Para mim, a obra sublime de GGM. Narra a história de Fermina, Florentino e Juvenal. A história de um amor que esperou cinquenta e um anos, nove meses e quatro dias. Um livro para os eternos românticos.



Paula – Isabel Allende

“Depois da minha filha ter morrido e depois de ter escrito ‘Paula’, passei três anos sem conseguir escrever…estava vazia, sem nada cá dentro”, disse a escritora numa entrevista à TVI, na sua última visita a Portugal. Eu que li o livro, entendo o porquê desse hiato na sua escrita. Um das citações mais marcantes no livro é: “Silêncio antes de nascer, silêncio depois da morte, a vida é puro ruído entre dois insondáveis silêncios.”



A Papisa Joana – Donna Woolfolk Cross

Deslumbrante, enigmático, viciante, controverso. Uma minuciosa narrativa sobre a história da única mulher que governou a Igreja. Um dos melhores romances históricos que li. O filme de 2009, baseado no romance merece ser visto, também.



Werther – Goethe

Esta obra escrita em 1774 veio a tornar-se pioneira da literatura do Romantismo. Werther, o protagonista, é dotado de um idealismo profundo. É um sonhador e por isso sofre profundamente pela paixão que nutre por Carlota, uma mulher casada. Livro obrigatório na biblioteca de qualquer bibliófilo.



Confissões de Um Jovem Escritor – Umberto Eco

Ensaio escrito aos 76 anos, pelo escritor italiano autor de ‘O Nome da Rosa’. Recomendo este livro a estudantes de Teoria da Literatura, escritores, tradutores, críticos literários e editores. Um livro publicado pela editora Livros Horizonte.



A Vida das Abelhas – Maurice Maeterlinck

O autor laureado com o 11º Nobel de Literatura (em 1911) é conhecido de uma minoria de devotos da literatura. Este livro publicado em 2012 captou o meu interesse, pois sempre me fascinou o mistério e misticismo que as abelhas emanam. Pode parecer tratar-se de um livro técnico, ou escrito por um apicultor, mas desenganem-se. Sobre o insecto laborioso e disciplinado, conhecido há mais de 40.000 anos, Einsten disse: “Quando as abelhas desaparecerem da face da terra, o homem terá apenas 4 anos no planeta.” Interessante, não?



Mel – Ian McEwan

Uma agente dos Serviços Secretos e um escritor inglês. Ela começa por gostar das suas histórias, mas rapidamente passa a gostar do homem que as escreve. Um romance de espionagem política, um livro sobre um livro, uma obra notável, vertiginosa e envolvente, bem ao jeito do que o escritor tem habituado os seus leitores.



Siddartha – Hermann Hesse

As páginas deste pequeno grande livro são recheadas de frases de extensa sabedoria, escritas numa linguagem simples, mas de “digestão” lenta. Siddartha é o portador de ensinamentos como este: "A maior parte das pessoas são como uma folha que cai, que flutua ao vento, que hesita e que caí no chão. Mas há outros, poucos, que são como estrelas, que seguem um rumo firme, nenhum vento os afecta, têm dentro de si as suas leis e o seu rumo."
 



Sem comentários: