sábado, 13 de julho de 2013

A 18 de Julho a Parsifal lança «Na Senda de Fernão Mendes Pinto», de Joaquim Magalhães de Castro

Na Senda de Fernão Mendes Pinto
de Joaquim Magalhães de Castro 
Edição: 2013
Páginas: 240
Editor: Parsifal
ISBN: 9789899833364
 
 
Uma viagem inesquecível aos lugares explorados pelo maior aventureiro português de todos os tempos.
«Fernão Mendes Pinto foi dos primeiros europeus a mencionar a existência da Grande Muralha dizendo-nos que "o rei que então reinava na China", receando que os bárbaros do Norte, nómadas por tradição, se voltassem a confederar, como outrora acontecera, ordenara que fechasse "com um muro toda a raia de ambos estes impérios".
(...)
Após duas horas de viagem no comboio expresso que partia da estação central de Pequim às sete da manhã de todas as quartas-feiras rumo a Datong, vi pela primeira vez a Tartária que nos descreveu Fernão Mendes Pinto. Uma Tartária selada pela Grande Muralha, que avistamos, primeiro, firme e intacta, feita de blocos de basalto compacto, alongada como uma cobra sobre a serrania arborizada; e depois, numa árida passagem, em pedaços isolados de areão avermelhado, esboroada, à espera da estepe que se adivinhava.»

Natural das Caldas de S. Jorge (Santa Maria da Feira), Joaquim Magalhães de Castro é jornalista freelancer, fotógrafo e investigador da História da Expansão Portuguesa. Colabora na imprensa em Macau, onde habitualmente reside, e em Portugal, sendo presença regular nas revistas UP, Tempo Livre, Notícias Sábado e Volta ao Mundo. É autor dos livros Os Bayingyis do Vale do Mu - Luso Descendentes na Birmânia (2001) e A Maravilha do Outro - No Rasto de Fernão Mendes Pinto (2004), e dos documentários televisivos A Outra Face da Birmânia (2001) e Dund - Viagem à Mongólia (2004). 

Outros livros do autor: http://bit.ly/18TMjJ9

Sem comentários: