quinta-feira, 4 de julho de 2013

Duas novidades de Julho, pela Edições Parsifal: «Depois do Adeus» e «Na Senda de Fernão Magalhães Pinto»




Depois do Adeus
de Catarina Dias e Inês Gomes

Baseado na série da RTP
Depois de muitos anos de uma tranquila existência em Angola, durante o Verão de 1975 a família Mendonça foi obrigada a deixar a vida confortável que levava e viu-se obrigada a fugir para a Metrópole. Álvaro, Maria do Carmo, Ana e João perderam tudo o que tinham, tudo o que haviam construído. Em Lisboa, capital de um país desconhecido, num clima de agitação política e à beira da guerra civil, teriam de reconstruir as suas vidas. 
Sem dinheiro, sem tecto e sem esperança, a família Mendonça inicia então uma longa batalha para ultrapassar todas as dificuldades, igual à de milhares de famílias que chegaram nas mesmas condições e que enfrentaram uma sociedade que as recebeu com hostilidade. Mas quando a sua vida parecia recompor-se, um segredo guardado durante mais de vinte anos faz tremer a harmonia familiar.
Depois do Adeus, baseado na série homónima que prendeu os portugueses à televisão durante vários mesesnão só reconstrói habilmente o Portugal da década de 70, mostrando-nos uma sociedade com um forte desejo de libertação, o fervilhar político após a Revolução ou um quotidiano marcado por uma intensa agitação social, como constitui um retrato fiel de um drama que continua a marcar de forma pungente a sociedade portuguesa contemporânea.

Catarina Dias nasceu em Lisboa, em 1982, e licenciou-se em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Trabalhou como produtora de conteúdos em programas de entretenimento, mas foi pela ficção que se apaixonou. Escreveu novelas como Mundo Meu, Jura, Perfeito Coração e Laços de Sangue e estreou-se nas séries com Depois do Adeus. Escreveu um livro da série «Morangos com Açúcar», em coautoria, e trabalhou como ghost writer.

Inês Gomes nasceu em Almada, em 1975, e licenciou-se em Comunicação Social na Universidade Católica. Depois de uma breve passagem pelo jornalismo, experimentou dar aulas de informática e de guionismo. Desde 2001 que se dedica a fazer argumentos para televisão. Escreveu novelas como Nunca Digas Adeus, Saber Amar e Queridas Feras, coordenou os projectos juvenis «Morangos com Açúcar» e «Lua Vermelha» e é autora das séries  Velhos Amigos, Maternidade 2 e Depois do Adeus.




Na Senda de Fernão Mendes Pinto
de Joaquim Magalhães de Castro

Fernão Mendes Pinto é o maior dos aventureiros portugueses. Partindo para a Índia em 1537, viajou durante mais de vinte anos pelo distante Oriente como soldado, corsário, comerciante ou embaixador. Quase cinco séculos depois, com a mesma curiosidade que moveu Fernão Mendes Pinto, Joaquim Magalhães de 
Castro seguiu durante vinte e cinco anos as pisadas do herói quinhentista. Da Etiópia a Java, do Vietname ao Japão, da Índia à Tartária, o viajante contemporâneo percorre os lugares antes visitados pelo pirata português, buscando neles histórias e partilhando emoções, enquanto procura em cada aldeia ou porto vestígios da presença lusitana e a universalidade de cada ser humano. 
No ano em que se assinalam os 500 anos da chegada dos portugueses à China, Na Senda de Fernão Mendes Pinto constitui uma justa homenagem ao maior aventureiro português de todos os tempos.

Sem comentários: