segunda-feira, 8 de julho de 2013

«Hei-de Amar-te Mais», de Tiago Salazar

Editora: Oficina do Livro
Ano de Publicação: 2013
Nº de Páginas: 136

O texto que Tiago Salazar escreveu e que está coligido no livro Contos Capitais (Edições Parsifal, Abril 2013), publicado um mês antes de Hei-de Amar-te Mais, apresenta-se como um preâmbulo para esta sua obra. No primeiro o destinatário das suas diretrizes de amor chama-se Eva. No segundo é Cristina. Dois nomes, uma única pessoa: a sua mulher. 
No prefácio, o autor de Endereço Desconhecido afirma: «Este livro é uma obra aberta onde todos os diálogos são possíveis.» E é verdade. Muitas são as formas de expressão que o autor utiliza para transpor os seus pensamentos, afectos, desejos e amor («espécie de transumância afectiva») pela sua eterna enamorada. Serve-se de sentidas epístolas, compõe poemas ternos, e entre uns e outros cita autores que explanaram ao expoente máximo a temática do amor, como Pablo Neruda, Clarice Lispector e Tagore. 
Hei-de Amar-te Mais é também um diário íntimo de viagem, das viagens que o «trota-mundos» (assim se afirma o autor) endereçou, muitas vezes em trabalho, como a sua última temporada no Brasil, onde a ausência e lonjura de Cristina fez estalar a saudade e solidão. Qual extravasão erigida para o papel, nesses momentos, Tiago Salazar parteja frases como esta: «[Amar-te é…] … tracejar as paredes de riscas pelos dias em falta para te ter.» Outros seres a quem o jornalista promete amar mais, mais e mais, são os seus filhos, que têm grande destaque neste livro.
Em Hei-de Amar-te Mais — um registo diferente dos que revela nos seus livros anteriores — Tiago Salazar se entrega espontaneamente ao seu eu, o mais autêntico, revelando página após página uma escrita sensível, poética, apaixonada, apaixonante para quem lê, despoletando as mais belas e mais intensas emoções aos seus leitores.
Muito mais se pode descobrir neste livro composto por 136 páginas escritas pelo que diz ser «apenas um homem do amor, do amor livre».


6 comentários:

kassie disse...

Já li várias opiniões e comentários no facebook a respeito deste livro e todos são unânimes - escrita soberba, livro muito bom. De forma que estou muito curiosa, vai ser uma das minhas próximas compras :)

Fátima Guerreiro disse...

Creio que este será a minha próxima leitura de férias que se aproximam rapidamente.

Unknown disse...

Parece-me um livro bastante interessante! :)

celina disse...

Já li um livro deste autor e fiquei curiosa para ler mais!

Marisa Luna disse...

Fiquei com muita vontade de ler este livro. Sempre que se fala de amor, o meu próprio coração se alegra.
Beijocas

Joana disse...

Adorava ler, tenho as expectativas muito altas mesmo!!