sexta-feira, 5 de julho de 2013

Lançamento do livro de poesia «Reversos», de José Nunes

Decorreu esta tarde, no Funchal, o lançamento oficial do primeiro livro de poesia, intitulado Reversos, do autor madeirense José Nunes. Uma obra com a chancela da Poesia Fã Clube editora. No iniciar da apresentação o autor disse não ser um escritor profissional e manifestou a sua paixão pela escrita poética, dizendo ser nesse estilo literário que encontra «refúgio e inspiração».
Sobre Reversos, caracterizou-o como «um livro de poesia que não se foca unicamente no inescapável tema do amor».
Por José Nunes sentir que «a poesia está na parte oposta ao que é observável» e por entender ser cada poema «uma parte de um puzzle», intitulou o livro com a palavra Reversos.
Em seguida os convidados presentes tiveram a oportunidade de ouvirem uma gravação do poema A Minha Janela…, vindo no livro.

«Sonhar nunca é demais», assim terminou o autor a apresentação do seu primeiro livro. Eu já tenho o meu exemplar, e é dele que extraio o seguinte poema:

Nunca pensei ser

Nunca pensei ser sonhador,
navegador de tesouros…
Nem pensei no vento,
que mergulha no mar dos sonhos.
Nunca pensei ser a muralha
onde o vento toca e aguarda,
por lágrimas estendidas
na lembrança do meu rosto.
Nunca pensei ser a flor do teu rosto,
o manto escuro que corre
ordenando lentamente
os ventos agitados.
Nunca pensei ser a porta mendigada,
com finas poeiras adormecidas
entre compassos e entre danças
de uma saudade peregrina.
José Nunes 19
Nunca pensei ser nada,
mas do nada tornei-me tudo.
Um discreto mas relembrado rosto
que quebrou o vento e a melancolia da alma tua.

(pp. 19-20)

José Nunes



Sem comentários: