sábado, 17 de agosto de 2013

LargeBooks publica «O Caminho», uma obra de um dos maiores pensadores da Índia dos últimos 100 anos: Jiddu Krishnamurti


O caminho
 
Edição/reimpressão:
Páginas: 62
Editor: Largebooks
ISBN: 9789898415189
Sinopse
Considerado ao lado de Gandhi e Osho um dos maiores pensadores da Índia dos últimos 100 anos, Krishnamurti está entre aquelas criaturas que sobrevivem além da sua época e marcam novos rumos para a humanidade. Apresentado na sua adolescência como um potencial Messias, Krishnamurti assumiu um pouco mais tarde uma tese radicalmente oposta, que repousava principalmente sobre a ideia que uma transformação do ser humano não se pode fazer senão libertando-se de toda a autoridade. Assim, ele não apresentava nenhuma filosofia ou religião, mas falava dos problemas do viver numa sociedade moderna com a sua violência e corrupção, da busca individual por segurança e felicidade e da necessidade da humanidade de se livrar do peso interior do medo, da dor e da tristeza.

O presente texto está entre os seus primeiros escritos, e parece estar relacionado com uma experiência decisiva ocorrida em 1922, em que Krishnamurti sentiu uma união mística com o senhor Matreya, processo comparável a um despertar espiritual e que pode ter redirecionado o curso da sua vida. Segundo ele, nesse processo : «A Fonte da Verdade foi-me revelada e as trevas dissipadas, todo o amor e toda a sua glória inebriaram o meu coração, e o meu coração não poderia voltar a fechar-se. Eu bebi na fonte da Alegria e Beleza eternas. Estou inebriado de Deus.»  

O autor
Jiddu Krishnamurti nasceu na Índia em 1895. Com a idade de 13 anos passou a ser educado pela Sociedade Teosófica, que o considerava um dos grandes Mestres do mundo. Krishnamurti em breve viria a emergir como um Mestre extraordinário e inteiramente descomprometido. As suas palestras e escritos não se ligam a nenhuma religião específica nem pertencem ao Oriente ou ao Ocidente, mas sim ao mundo na sua globalidade.
Durante o resto da sua existência, foi rejeitando insistentemente o estatuto de guia espiritual que alguns tentaram atribuir-lhe. Continuou a atrair grandes audiências por todo o mundo, mas recusando qualquer autoridade, não aceitando discípulos e falando sempre como se fosse de pessoa a pessoa. O cerne do seu ensinamento consiste na afirmação de que a necessária e urgente mudança fundamental da sociedade só pode acontecer através da transformação da consciência individual. A necessidade do autoconhecimento e da compreensão das influências restritivas e separativas das religiões organizadas, dos nacionalismos e de outros condicionamentos, foram por ele constantemente realçadas. K. chamou sempre a atenção para a necessidade urgente de um aprofundamento da consciência, para esse "vasto espaço que existe no cérebro onde há inimaginável energia". Essa energia parece ter sido a origem da sua própria criatividade e também a chave para o seu impacto catalítico numa tão grande e variada quantidade de pessoas.
A Educação foi sempre uma das preocupações de Krishnamurti. Fundou várias Escolas em diferentes partes do mundo onde crianças, jovens e adultos podem aprender juntos a viver um quotidiano de compreensão da sua relação com o mundo e com os outros seres humanos, de descondicionamento e de florescimento interior.
Durante sua vida, K. viajou por todo o mundo falando às pessoas, tendo falecido em 1986, com a idade 90 anos. As suas palestras e diálogos, diários e outros escritos estão reunidos em mais de 60 livros.
Texto tirado daqui.

Sem comentários: