sábado, 17 de agosto de 2013

Lília Tavares e Joaquim Pessoa - Como árvore que sou (por José-António Moreira)


Como árvore que sou

Como árvore que sou
adormeço a sossegar as minhas folhas e
os pássaros transparentes que se agitam nos ninhos
da minha inquietação.
Sei de cor os sonhos dos ventos
que balançam este corpo tronco
onde dedos vegetais bastam
o rumor das seivas silenciosas. A noite
propaga o ardor da ternura até às minhas raízes
que vão bebendo lentamente as lágrimas de um vento azul,
cuja dor deambula sobre as pedras, em oração à terra,
para vir confortar-se em silêncio no mais fundo de mim.
Escondo por dentro do nada os segmentos de estrelas
que restaram da partida dos pólenes. Flutuam
na quietude das noites claras onde a chama do leito
de açúcares permanece, visível no limbo da noite.
Demoro neste entorpecimento idealizado o termo, os
renovados filhos da gravidez da terra
e do incontrolado cio dos relâmpagos. Em mim
o verde se transforma em música, essa música sem tempo,
que lembra toda a noite da floresta, toda a serenidade
dos lagos, toda a doçura do ventre das baías.
Como árvore que sou, amo o vôo do pássaro e a
lonjura da terra. E sou a terra. E sou o pássaro.
E a raiz do amor. E a raiz da sombra. E a raiz solar
que me erguerá até à luz que me fascina
e me beija docemente a cabeleira lavada
de esperança. Sou a árvore. Um rio
de vida que sobe lentamente.
Lília Tavares e Joaquim Pessoa 
 
Para ouvir outros poemas de outros poetas pela voz de José-António Moreira clica neste link, do Youtube.

2 comentários:

Marisa Luna disse...

LINDO!!!

Lília Tavares disse...

Miguel, és um querido, ao quereres registar os meus rabiscos que com as palavras do Poeta se transformaram em poema.

Grata também estou ao amigo José-António Moreira que coloca voz de folhagem, brisas e ternura no que tão bem lê.

Abracinhos aos dois.

Lília Tavares