terça-feira, 20 de agosto de 2013

Louise L. Hay (Biografia)

Louise L. Hay (n. 1926) é uma das mais aclamadas autoras mundiais da área motivacional e de desenvolvimento pessoal, tendo os seus livros vendido mais de 50 milhões de exemplares. Segundo o ‘The New York Times’ Louise Hay “é a rainha do New Age”, e é considerada uma das fundadoras deste tipo de literatura. Foi ela que afirmou que as nossas doenças são causadas por padrões de pensamento que adoptados, sabotando assim o nosso ser. Há mais de vinte e cinco anos, Louise tem ajudado milhares de pessoas a descobrir e realizar o seu potencial no crescimento pessoal e espiritual, sendo a sua ‘magnum opus’ intitulada ‘Pode Curar a Sua Vida’, publicada em 1984, um livro de referência indispensável para todas as pessoas interessadas em ser tudo aquilo que podem e merecem ser.
A mensagem que transmite é muito simples e não tem segredos: os nossos pensamentos criam as nossas realidades; aquilo em que acreditamos profundamente torna-se realidade para nós.
A filosofia pessoal de Louise foi inspirada por uma traumática experiência de vida. A sua infância foi pobre e instável, devido à separação de seus pais, e a sua adolescência foi marcada por maus tratos. Aos quinze anos Louise abandonou os estudos e saiu da Califórnia parar viver em Nova Iorque, onde se tornou modelo. Entretanto ficara grávida, e sem condições para sustentar o bebé, ela entrega-o numa instituição. Em 1954 casa-se com um próspero homem de negócios. Um casamento que durou catorze anos, tendo Louise sido trocada por outra mulher. Completamente destruturada, sem apoio de familiares e amigos ela dedica-se a edificar o poder positivo e criativo do pensamento, a exercitar a força do seu amor-próprio e da auto-estima e assim se dá conta que ser feliz é uma responsabilidade e um direito que ninguém lhe pode retirar. Ela tornou-se numa popular oradora da igreja e logo fundou ela mesma a Hay House, em 1980, uma editora dedicada a difundir os seus conselhos espirituais, que teve imenso sucesso. Ela começou a viajar pelos Estados Unidos ministrando workshops, e quando tudo parecia estar bem eis que ela foi diagnosticada com cancro. Ao invés de ser medicada Louise desenvolveu um intensivo programa de afirmações, e visualizações, com a intenção de “afastar” a doença dentro de si. Para espanto de médicos, dentro de seis meses, ela estava completamente curada! Em 1984 ela passou para o papel o que ela foi registando ao longo desses anos de resiliência, sendo o resultado o livro ‘You Can Heal Your Life’, traduzido em Portugal como ‘Pode Curar a Sua Vida’, e publicado pela Editora Pergaminho.
Essencialmente, os seus livros — como ‘Confie na Vida’, ‘Tudo Está Bem, ‘Gratidão’ — ensinam como podemos usar o poder do pensamento positivo para ultrapassar conflitos do passado e viver uma vida mais alegre e harmoniosa. Alerta-nos também para escutar-mos as mensagens intuitivas do nosso corpo, identificar e eliminar os bloqueios emocionais e os sintomas físicos e a construir o nosso próprio plano de cura emocional e físico.
Em 2008, aos 81 anos, Louise viu o filme autobiográfico ser difundido pelo mundo. Nas suas próprias palavras: "Este filme é a história da minha vida, os meus ensinamentos, e como eu tenho aplicado os princípios de meus ensinamentos para a minha própria vida."
Quando não está viajando, Louise adora pintar, jardinar e dançar em sua casa em San Diego, Califórnia.

“Temos de escolher largar o passado e perdoar toda a gente, incluindo nós próprios.”

(Texto publicado na secção 'Biografia', na edição de Agosto de 2013, da Revista Progredir)

Sem comentários: