terça-feira, 22 de outubro de 2013

Exercícios práticos que ajudam a estabelecer mudanças positivas, para conhecer no 2.º livro de Américo Baptista

Aprender a Ser Feliz: Exercícios de Psicoterapia Positiva
de Américo Baptista

Data de Publicação: 24/10/2013
Páginas: 168
Editora: Pactor
ISBN: 978-989-693-026-4
Formato: 15,5 x 23,5 cm

Público-alvo: Público em geral e profissionais (Psicólogos, Psiquiatras, Médicos de família, etc.)
Data de Lançamento: 24 de Outubro, às 19h15, na FNAC Vasco da Gama (mais infs. aqui)
Descrição
Programa completo: 14 exercícios em 14 semanas
O nosso modo habitual de pensar e o nosso comportamento são determinantes para atingir o objetivo máximo: sermos felizes. A felicidade depende muito mais do nosso comportamento voluntário do que das circunstâncias de vida ou do ambiente que nos rodeia. Com esta finalidade em vista, o livro oferece um conjunto de exercícios práticos que nos ajudam a vencer os nossos hábitos negativos enraizados e a estabelecer mudanças positivas. Cada um de nós é ensinado a reconhecer, a compreender, a valorizar e a usar de modo repetido os comportamentos adequados e, finalmente, a estabelecer o seu perfil individual e único para atingir a felicidade. Este é um guia de autoajuda, que pode ser usado autonomamente ou como complemento ao livro O Poder das Emoções Positivas. Os dois livros cumprem a mesma missão: divulgar o conhecimento positivo e promover o crescimento e o desenvolvimento das nossas qualidades pessoais. Escrito de um modo simples e prático, esta obra coloca ao alcance de todos os resultados da psicoterapia positiva.

Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:

- Autoajuda
- Crescimento pessoal
- Ciência da felicidade
- Emoções positivas
- Felicidade
- Otimismo
- Bem-estar
- Qualidade de vida
- Riqueza psicológica
- Psicologia positiva
- Psicoterapia positiva
- Intervenções para aumentar a felicidade

Parte dos direitos de autor desta edição revertem a favor da Liga Portuguesa Contra a Sida.

Américo Baptista
Licenciado em Psicologia e Doutorado em Ciências Biomédicas, Américo Baptista é Diretor da Clínica Psicológica de Desenvolvimento Humano e do Programa de Aprendizagem Social e Emocional ao Longo da Vida — Mente Ativa.
Com uma vasta experiência clínica, é autor de diversos artigos científicos nas áreas das emoções e das suas perturbações e teve a sua investigação premiada em 1992, com o Prémio de Psiquiatria Clínica Elysio de Moura, e em 2000, com o prémio do melhor poster atribuído pela Academia.
Professor na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 1994, onde foi Diretor do Departamento de Psicologia. No Centro de Estudos de Psicologia Cognitiva e da Aprendizagem da mesma instituição, desenvolve diversos projetos de investigação financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e é também Professor Convidado em diversas universidades de Espanha.
Membro fundador da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento, de que foi Presidente de 2005 a 2007, dedica atualmente o seu interesse clínico e investigação às emoções, ao desenvolvimento emocional, à resiliência, à promoção do bem-estar, à felicidade e qualidade de vida, ao tratamento das perturbações emocionais e à sua prevenção, nomeadamente para a ansiedade, depressão, disfunções sexuais, parafilias e problemas conjugais.
Autor do livro O Poder das Emoções Positivas, publicado também pela Pactor.