quarta-feira, 7 de maio de 2014

Em Junho estreia a adaptação para cinema de «O Homem Duplicado»

“Queria que o espetador se fizesse as mesmas perguntas que me fiz quando li o livro”, disse o realizador canadiano Denis Villeneuve sobre Enemy, a sua obra baseada no romance O Homem Duplicado, de José Saramago. Com coprodução espanhola-canadiana, o filme estreia em Portugal no dia 18 de Junho.

O Cartaz do filme


A capa do livro

Sinopse do livro publicado em 2002 pela Editorial Caminho: 
Tertuliano Máximo Afonso, professor de História no ensino secundário, «vive só e aborrece-se», «esteve casado e não se lembra do que o levou ao matrimónio, divorciou-se e agora não quer nem lembrar-se dos motivos por que se separou», à cadeira de História «vê-a ele desde há muito tempo como uma fadiga sem sentido e um começo sem fim».
Uma noite, em casa, ao rever um filme na televisão, «levantou-se da cadeira, ajoelhou-se diante do televisor, a cara tão perto do ecrã quanto lhe permitia a visão, Sou eu, disse, e outra vez sentiu que se lhe eriçavam os pêlos do corpo»...
Depois desta inesperada descoberta, de um homem exactamente igual a si, Tertuliano Máximo Afonso, o que vive só e se aborrece, parte à descoberta desse outro homem.
A empolgante história dessa busca, as surpreendentes circunstâncias do encontro, o seu dramático desfecho, constituem o corpo deste romance de José Saramago. 


2 comentários:

tonsdeazul disse...

Um filme que vou querer ver. Espero que me surpreenda bastante!

Carol3Car disse...

Parece interessante!