terça-feira, 13 de maio de 2014

Novidades Grupo LeYa: Autismo, mistério e alimentação

Sou Autista
de Josef Schovanec
 
Data publicação: 27/05/2014
Páginas: 272
Editora: Oficina do Livro
 
Sinopse
«Vivo com o autismo», escreve o autor, sublinhando aquilo que considera mais como uma qualidade do que como uma deficiência. Viajante apaixonado pelas civilizações antigas, conferencista e investigador universitário, Josef Schovanec domina uma dezena de línguas e possui um doutoramento em filosofia - e, no entanto, foi por pouco que, sem diagnóstico estabelecido, conseguiu evitar o internamento psiquiátrico. Josef recusa os atributos que lhe dão: os de um autista «genial», com capacidades intelectuais extraordinárias. Em vez disso, evoca, com humor e sensibilidade, os «pequenos» problemas que constituem o dia a dia de um autista Asperger. Desde as longas preparações necessárias para apanhar o metro ou comparecer a um encontro até à angústia que o invade quando o telefone começa a tocar, passando pelo pânico perante o menor imprevisto, a obsessão por bibliotecas e livros e também a dificuldade em compreender os códigos sociais ou em estabelecer relações de amizade clássicas.
 
N ou M?
de Agatha Christie
 
Data publicação: 27/05/2014
Páginas: 240
Editora: Edições Asa

Sinopse
Em plena II Guerra Mundial, a Grã-Bretanha enfrenta não só a ameaça alemã mas também um arrepiante perigo interno: nazis que se fazem passar por cidadãos normais. Com o escalar da violência, os Serviços Secretos britânicos recorrem ao apoio de dois inesperados espiões: Tommy e Tuppence. A sua missão: identificar um casal de traidores, oculto entre os veraneantes de Sans Souci, uma respeitável estância balnear. Parece ser a ocasião perfeita para juntar trabalho e lazer. Não tivesse o sinistro casal acabado de matar o mais emblemático agente secreto de Sua Majestade…

N ou M (N or M) foi originalmente publicado em 1941 na Grã-Bretanha, tendo sido editado no mesmo ano nos Estados Unidos.
 
Como Vencer a Fome Emocional
de Teresa Branco
 
Data publicação: 27/05/2014
Páginas: 160
Editora: Lua de Papel
 
Sinopse
Quantas vezes não chegamos a casa, corremos para a despensa e procuramos ali consolo? Sabemos que nos falta alguma coisa, mas não sabemos bem o quê. E de repente, quase sem dar por ela, estamos com um pacote de bolachas na mão (ou batatas fritas, ou gelado), hipnotizados pela televisão, a comer sem pensar...
É um mecanismo de compensação, que justifica as compulsões alimentares. Tem razões biológicas e fisiológicas, mas sobretudo emocionais. Veja-se o caso da Maria, uma rapariga de 18 anos, que era incapaz de controlar o que comia sempre que se envolvia em situações de conflito - só mais tarde, depois de perceber que na origem do seu descontrolo estavam as constantes discussões dos pais, é que recuperou o peso certo.
Tal como a Maria, há milhares de pessoas que comem sem fome. E em muitos desses casos, as razões são emocionais, como a falta de auto-estima ou o stresse, que motivam a procura incessante da dopamina (uma hormona geradora de prazer) que libertamos ao comer. Para a fome emocional há no entanto uma cura - e não é a dieta. Nesses casos há que ir mais fundo, às motivações últimas da compulsão. Este livro mostra como fazê-lo.
 

Sem comentários: