sexta-feira, 23 de maio de 2014

Um Silêncio Interior

«Henri Cartier-Bresson (1908-2004), o fotógrafo superlativo, o dono do olhar que nos deixou boa parte da iconografia fotográfica mais reconhecível (mais matricial e inovadora também) do século XX.» 
É assim que o jornal «Público» descreve Henri Cartier-Bresson, a quem dá destaque na edição de 16 de Maio de 2014 do suplemento Ípsilon, do Público.
Um Silêncio Interior
Os retratos de Henri Cartier-Bresson
de Agnès Sire 
 
Sinopse
Em Um Silêncio Interior, o leitor vai reencontrar algumas das imagens mais famosas do artista, assim como retratos nunca antes publicados. No entanto, todos eles materializam na perfeição o modo como Cartier-Bresson descreveu aquilo que tentava comunicar através dos seus trabalhos. "Acima de tudo, procuro um silêncio interior. Esforço-me por traduzir a personalidade e não a expressão." Os retratos reproduzidos nesta obra - discretos e destituídos de artifícios - confirmam, uma vez mais, a singularidade do talento de Cartier-Bresson, um fotógrafo que sabia por instinto a fracção de segundo exacta em que deveria disparar a sua máquina. Inclui 97 reproduções em tricromia.
Dinalivro, 159 pp., 2006.

Sem comentários: