segunda-feira, 30 de junho de 2014

A 4 de Julho é apresentada obra que divulga os artesãos do Vale do Paiva


Os Últimos Artesãos do Vale do Paiva
de Helena Caetano e João Rodrigues
 
Editora: Planeta Vivo
N.º págs.: 204
Fotografia: João Rodrigues
Produção e Coordenação Editorial: Helena Caetano
Data publicação: Junho 2014
Data de Apresentação da obra: 4 de Julho de 2014, às 18h, na Livraria Lello (Porto).

Sinopse
Os Últimos Artesãos do Vale do Paiva retrata ofícios em extinção. As serranias circundantes do rio Paiva foram escolhidas pelos autores (Helena Caetano e João Rodrigues) para imortalizar a indústria manual que ainda existe através dos últimos artesãos. As mãos hábeis retratadas são de cesteiros, tamanqueiros, alfaiates, escultores e outros, todos eles guardiões de um saber que passou de geração em geração e que agora vê ameaçada a sua continuidade.

João Rodrigues trabalha em cinema desde 2004. O seu filme de fim de curso “Preto & Branco” foi incluído na programação de dezenas de festivais de cinema, da Índia a Cuba. Já trabalhou com nomes sonantes e outros menos ouvidos, e encontra-se a terminar a sua 4ª curta-metragem, intitulada “Fortunato - D’aqui até S. Torcato”, um épico rural passado entre o Douro e Minho. Decidiu dedicar dois anos da sua vida a este projecto, pois acredita que a definição de Artesanato na Teoria de Arte necessita de ser reescrita. Neste livro é responsável pela fotografia e textos.

Helena Caetano deu aulas de Educação Musical no ensino público durante 8 anos. Natural de Castelo de Paiva, actualmente dedica todo o seu tempo a fazer o livro sobre os Artesãos do Vale do Paiva. Decidiu desenvolver este projecto com o objectivo de, acima de tudo, valorizar as pessoas que dedicam uma vida a uma arte. É responsável pela produção e pelos textos do livro.
Mais informações sobre a obra:

Sem comentários: