sexta-feira, 13 de junho de 2014

Apresentação de «O Menino de Deus» a 19 de Junho

João Carlos Costa é um menino português com autismo, que, para surpresa de familiares e terapeutas, consegue comunicar através da escrita. A apresentação do livro O Menino de Deus (nas livrarias a partir de hoje), publicado pela Porto Editora, está agendada para decorrer no dia 19 de Junho, às 18:30, na CASAPORTO.


Excerto de O Menino de Deus:
«O mundo dos autistas é um mundo muito especial em que temos de nos debruçar com o coração nas mãos e falar pelo e com o coração, é um mundo de sensibilidades extremas, no qual todos os sentidos são/estão exacebados e precisam de ser sublimados.» (p. 135)

Sobre o autor
O João Carlos sofre de uma perturbação do desenvolvimento com traços autistas. Desde criança que evidenciou um claro interesse por números e letras e embora até ao momento não tenha desenvolvido a expressão verbal, tal facto não tem constituído impedimento para se expressar através da escrita. Tem vindo a trabalhar também a psicomotricidade fina, o controlo das emoções e das frustrações e a concentração. Assim, escreve à mão com o apoio da mãe, que lhe controla os movimentos do braço. Revela pouco interesse pelas tecnologias, mas, nesta altura, está a tentar utilizar o computador para escrever de forma mais autónoma. Revela muito boas capacidades de aprendizagem e um interesse invulgar por assuntos de índole espiritual ou energética. Desde que começou a escrever, aborda temas como o estado do planeta Terra e da necessidade de a Humanidade se reencontrar e viver segundo novos padrões, numa lógica que assente no amor. O grande sonho do João Carlos é falar e tornar-se especialista em medicina holística ou energética.

Reportagem da TVI sobre o livro


Sem comentários: