quarta-feira, 18 de junho de 2014

«Biblioteca Pessoal» de Jorge Luis Borges chega esta 6.ª feira às bancas


Biblioteca Pessoal
de Jorge Luis Borges
 
Tradução: Cristina Rodriguez e Artur Guerra
Data publicação: 20/06/2014
Páginas: 160
Editora: Quetzal
 
Sinopse
Quando morreu, Borges já tinha escrito os prólogos dos primeiros sessenta e quatro títulos de uma série de cem que haveria de constituir uma coleção, a súmula das suas preferências literárias: a sua biblioteca pessoal, sobre a qual Borges escreveu: «Desejo que esta biblioteca seja tão variada quanto a curiosidade que a mesma induziu em mim.» É esta escolha pessoalíssima de Borges que aqui se apresenta.

«Conheceu a tutela dos jesuítas, a prática do teatro, a erudição variada, o estudo superficial da lei, o deísmo, o amor de muitas mulheres, a perigosa redação de libelos, a prisão, o desterro, a composição de tragédias, o vaivém dos mecenatos, a incansável esgrima da polémica, a fortuna, a fama esmagadora e, por fim, a glória. Chamaram-lhe "rei" Voltaire. Foi um dos primeiros franceses a ir a Inglaterra. Escreveu um panegírico desta ilha, que é também uma sátira de França.»
 
A publicação de O Livro de Areia, em simultâneo com a de História da Eternidade, assinalou o início de uma série que a Quetzal dedica à Obra de Jorge Luis Borges.
Outras obras publicadas: Obra Poética Vol.1; O Aleph; O Relatório de Brodie e Ficções.
 

Sem comentários: