segunda-feira, 7 de julho de 2014

«Doutor Fausto», de Christopher Marlowe


Doutor Fausto
de Christopher Marlowe


Páginas: 164
Editora: Europa-América
Título original: The Tragical History of the Life and Death of Doctor Faustus
Tradução: João Ferreira Duarte e Valdemar Azevedo Ferreira
Colecção: Livros de Bolso – Série Grandes Obras
Formato: 11,5 cm x 17,6 cm
Christopher Marlowe é o mais importante e popular dos dramaturgos coetâneos-precursores de Shakespeare e um dos maiores génios poéticos que a Renascença produziu em Inglaterra.
No conjunto da sua obra sobressai o Doutor Fausto, que constitui o primeiro tratamento literário de um assunto que foi, primeiro, apenas a biografia semi-histórica, semilendária de um mago alemão de origem obscura e, depois, uma lenda sucessivamente acrescentada e ornada por elaboração moralizantes religiosas e pela fabulação popular.
Foi, assim, Marlowe quem trouxe para a grande literatura essa solitária experiência de dor que é a tragédia do Doutor Fausto.
Nesta figura, projecta o dramaturgo inglês uma linha de compreensão da natureza humana como excesso e paixão, devir e mudança, exuberância e individualismo revolto, que expressa bem a ousada aspiração do renascimento nos campos científico, político, ético e estético.
Marlowe dramatiza o choque entre a aspiração do Homem e a imobilidade divinamente organizada da Criação, choque onde se joga o importante meditar marloviano sobre a utilização da Magia como modo de aquisição de conhecimento.
  
Outras obras da mesma colecção:
«Escritos Íntimos», de Charles Darwin 
«Washington Square», de Henry James 
«Senhor e Servo», de Tolstoi 
«A Morte de Ivan Ilitch», de Tolstoi

Sem comentários: