terça-feira, 22 de julho de 2014

O mais recente livro de António Breda Carvalho: «Os Azares de Valdemar Sorte Grande»

Depois do romance O Fotógrafo da Madeira, publicado em 2012 pela Oficina do Livro, Os Azares de Valdemar Sorte Grande (menção de honra no Prémio Literário João Gaspar Simões, 2012) é o mais recente livro de António Breda Carvalho. Quem o publica é a Chiado Editora.
de António Breda Carvalho

Colecção: Viagens na Ficção
Páginas: 258
Data de publicação: Julho de 2014
Género: Ficção
Editora: Chiado

Sinopse
Esse mês de Dezembro vinha sendo marcado por temporais constantes. Os barcos não saíam da barra, o peixe não chegava à canastra e a fome começava a gemer nos pratos vazios em muitos lares. Rodolfo e Eugénio, enfiados nas farpelas de saragoça curtida e nas carapuças negras a tombarem sobre uma orelha, eram quatro braços a enferrujar em casa. Os meus pescadores desesperavam por serem dois mastros ao alto, à espera de uma aberta para se aventurarem no mar. Enquanto isso não acontecia, iam matando o tempo nas tabernas. Regressavam a casa, ao anoitecer, pesados de zurrapa e com a bolsa leve. Eles sentiam-se inúteis e com uma grande vergonha que calavam nas palavras. O meu pai sonhava com o mar manso sempre que a chuva fraquejava e o vento emudecia. Porém, cada dia do mês era igual ao anterior, no estado atmosférico e nos copos de vinho na taberna. Os pescadores já tinham dentro de si o mar enraivecido e já eram sal que os ia corroendo na podridão dos dias. E a maior fatalidade que pode atingir um pescador é ser náufrago em terra. 

O autor
António Breda Carvalho nasceu em 1960, na Mealhada, onde reside. É professor do ensino básico, com mestrado em Estudos Portugueses. Estreou-se na literatura com o livro de contos In Vino Veritas, 1989. 
Principais contos premiados: A Ver Navios (Prémio Joaquim Namorado, 1991, ex-aequo); No Silêncio da Casa (Prémio Literário Horácio Bento de Gouveia, 1994); A Mala Verde (Prémio Idalécio Cação, 2012).
Romances premiados: As Portas do Céu (menção de honra no Prémio António Feliciano de Castilho, 2000); O Fotógrafo da Madeira (Prémio Literário João Gaspar Simões, 2010); Os Azares de Valdemar Sorte Grande (menção de honra no Prémio Literário João Gaspar Simões, 2012).

www.antoniobredacarvalho.blogspot.pt

Sem comentários: