quinta-feira, 17 de julho de 2014

O novo romance de Michael Cunningham é uma das novidades da Gradiva

Em Julho à venda nas livrarias físicas e online portuguesas chegam as novidades da Gradiva:
  • A Rainha da Neve, de Michael Cunningham
  • Sinais, de Matthew Hertenstein
  • Bifes Mal Passados, de João Magueijo



Sinopse
O romance luminoso de Michael Cunningham começa com uma visão. Estamos em Novembro de 2004 e Barrett Meeks, tendo perdido um amor uma vez mais, atravessa o Central Park quando se sente impelido a olhar para o céu. Ali, avista uma luz pálida e translúcida que parece olhar para ele de uma forma inequivocamente divina. Barrett não acredita em visões – nem em Deus – mas não pode negar o que viu e sentiu.

Ao mesmo tempo, Tyler, o irmão mais velho de Barrett, músico em busca de inspiração, tenta – sem sucesso – escrever uma canção de casamento para Beth, a sua noiva gravemente doente. Tyler está determinado a escrever uma canção que não seja meramente uma balada sentimental, mas uma expressão duradoura de amor.

Cunningham segue os irmãos Meek nos seus diferentes percursos em busca da transcendência. Numa prosa subtil e lúcida, demonstra uma profunda empatia pelas personagens torturadas e uma compreensão singular daquilo que constitui o âmago da alma humana.

A Rainha da Neve, obra bela e comovente, cómica e trágica, vem de novo provar que Michael Cunningham é um dos grandes romancistas da sua geração.

«Provavelmente a sua obra mais original e emocionalmente penetrante até à data. É um romance poderoso [...] que demonstra as extraordinárias capacidades do seu autor.» - Michiko Kakutani, The New York Times


Sinais
Sinopse
Todos os dias fazemos previsões com base em informação limitada, no trabalho e em casa. O desempenho em bolsa desta empresa manter-se-á nos próximos tempos? O candidato ao lugar que acabei de entrevistar será um bom colaborador? Em que tipo de adulto se tornará o meu filho? Tal como os jogadores de póquer profissionais usam as micro-expressões e os sinais emitidos pelos adversários para desmascarar os seus bluffs, também nós podemos treinar para ler as pistas físicas e, assim, melhorar a nossa capacidade de observação. Recorrendo a investigação rigorosa nos campos da psicologia e do cérebro, Matthew Hertenstein diz-nos como fazer isso, ensinando-nos a «reparar no que vemos».

Críticas da imprensa
«Algumas das mais importantes decisões que tomamos na vida poderiam ser melhoradas se tirássemos partido da informação contida nas pistas ocultas que, despercebidas, nos rodeiam. Neste livro acessível e informativo, Matthew Hertenstein diz-nos como descobrir essas pistas.» - Samuel D. Gosling, professor honorário de Psicologia, Universidade do Texas (Austin)

«Prepare-se para ficar estupefacto. O investigador em psicologia Matthew Hertenstein revela descobertas espantosas sobre o modo como meros vislumbres de comportamento – sorrisos em retratos, energia física, a reacção do bebé – podem fazer prever a personalidade futura, o risco de divórcio, a orientação sexual, a longevidade, o rendimento, a psicopatologia.

O resultado surpreendente: uma ciência de previsão popular ou (se ouso dizer) uma base científica para alguma ‘adivinhação’.» - David G. Myers, professor de Psicologia, Hope College

«Fascinante... Sinais consegue ser uma exposição empolgante do estado actual da ciência do comportamento, feita por um jovem psicólogo que é já um dos principais nomes na área.» - Shelf Awareness

«Já houve quem dissesse que o cérebro humano é uma máquina de previsões. Por vezes, as previsões falham, claro. Mas, muitas outras vezes, a nossa espantosa capacidade de previsão permite que nos orientemos nos nossos complexos ambientes físico, social e emocional. Neste livro fascinante, Matthew Hertenstein revela os segredos das nossas capacidades de previsão e mostra como podemos afinar essas capacidades para nos tornarmos melhores juízes de pessoas e situações. Sinais é uma das leituras obrigatórias do ano.» - Daniel H. Pink, autor de To Sell is Human e Drive

«Um olhar aliciante sobre as nossas capacidades intuitivas tantas vezes menosprezadas, com sugestões úteis sobre a forma como melhorar o nosso poder de observação e aumentar a precisão das nossas previsões.» - Kirkus Reviews


Bifes Mal Passados

Sinopse
Um roteiro de cómicos fins-de-semana mal passados e tentativas frustradas de fazer férias em Inglaterra servem de ponto de partida para uma viagem pela cultura anglo-saxónica, como vista pelos olhos de um cientista português radicado no Reino Unido há mais de vinte anos e do qual estamos mais habituados a ler obras de divulgação científica.

Bifes Mal Passados é alternadamente hilariante e sério, convidando a uma reflexão sobre identidade cultural, e incitando os portugueses a despojarem-se de complexos de inferioridade.

João Magueijo é um estudioso do Cosmos, tendo sido um dos pioneiros da teoria da velocidade da luz variável. Está radicado no Reino Unido há mais de vinte anos, sendo actualmente Professor Catedrático no Imperial College, em Londres. Nas duas ocasiões em que foi à pesca apanhou um salmonete e uma piranha (um facto real, mas a melhor comédia é a que se passou mesmo, como mostra neste livro). Os seus livros Mais Rápido Que a Luz e O Grande Inquisidor estão publicados em Portugal pela Gradiva.


Sem comentários: