segunda-feira, 7 de julho de 2014

Obras de Zygmunt Bauman e Étienne Klein


de Zygmunt Bauman
Sinopse
A sociedade actual encontra-se sitiada por duas frentes: de um lado, um mundo globalizado, que já não estrutura as regras antigas; de outro, uma política de gestão de vida cada vez mais "líquida" e mal definida. O espaço compreendido entre estas duas frentes governado até muito recentemente pelos princípios reguladores do Estado-Nação soberano e identificado pelos sociólogos como a "sociedade", é cada vez mais difícil de conceber como uma entidade autónoma. Daí o desafio colocado à sociologia, fundamentada numa concepção da sociedade em grande parte já ultrapassada. Mas a transformação radical do seu objecto não invalida a utilidade da sociologia: permitir à sociedade gerir o seu próprio destino. Esta obra explora os novos dilemas das nossas sociedades (velocidade/lentidão, privado/público, autoridade/ idolatria, acontecimento/política) para mostrar como, neste mundo globalizado, a acção é simultaneamente possível e exigida.
Zygmunt Bauman é um dos sociólogos mais importantes da nossa época. Nascido mo ano de 1925 em Poznan, na Polónia, iniciou a sua carreira na universidade de Varsóvia de onde foi afastado em 1968. Emigrou para o Canadá, Estado Unidos e Austrália e daí para Inglaterra, onde em 1971 se tornou professor titular da Universidade de Leeds, cargo que ocupou até 1991.Em Leeds conheceu o filósofo islandês Ji Caze, que influenciou a sua prodigiosa produção intelectual, pela qual recebeu os prémios Amalfi e Adorno. Actualmente é professor emérito de Sociologia das Universidades de Leeds e Varsóvia.

de Étienne Klein
Editora: Instituto Piaget
Sinopse
Nascida com o século XX, a física quântica é, desde então, utilizada em todos os domínios da física contemporânea. No entanto, se a sua força operatória é considerável, que sentido deveremos dar ao seu formalismo? Segundo o autor, a interpretação da física quântica está no limiar da física e da filosofia e os físicos estão, irremediavelmente, condenados a interrogarem-se, em termos novos, sobre a textura do real.

Étienne Klein é físico do Comissariado da Energia Atómica (CEA), participou em vários grandes projectos, em particular na construção de um acelerador de cavidades supercondutoras e no estudo do futuro grande acelerador de partículas europeu, o Large Hadron Collier. É autor de inúmeras obras, das quais o Instituto Piaget publicou Olhares sobre a Matéria, Sob o Átomo as Partículas, Diálogos com a Esfinge, O Tempo.

Sem comentários: