quarta-feira, 30 de julho de 2014

«Os Segredos das Cores», de Suzan Bronson

Editora: Sinais de Fogo
Ano de Publicação: 2012
N.º de Páginas: 192

É difícil imaginar um mundo sem cores. A cor fala connosco e emana vibrações, positivas e negativas, sem termos consciência. No vestuário, no marketing, na escolha de um carro, numa determinada fase da nossa vida, as cores têm influência directa nas nossas decisões.
Os Segredos das Cores está organizado em nove capítulos. No primeiro a autora apresenta um resumo sobre as várias teorias da cor ao longo dos tempos, desde como as cores eram interpretadas pelo povo chinês, indiano, egípcio, romano e grego, até achegar à abordagem mais actual, ocidental. Suzan Bronson analisa as diferentes teorias sobre a cor que vários famosos elaboraram: Aristóteles, Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Le Blon, Goethe, Albert Einstein. Após esta introdução o leitor encontra uma definição sobre cromoterapia — uma terapia cada vez mais em voga no que diz respeito às terapias complementares — «A cromoterapia é um método de ajuda à cura natural, um procedimento que facilita a autocura através da utilização das cores.» (pp. 26-27).
A cromoterapia tem a capacidade de reparar mal-estares/doenças através de inúmeras técnicas e algumas delas são apresentadas na obra, como a 'Visualização'. A definição e características de cada cor encontram-se descritas no capítulo três, onde é possível o leitor ficar a saber que, por exemplo, o cor-de-laranja neutraliza o pessimismo e a melancolia. Os capítulos seguintes têm como assuntos tratados a relação entre as cores e os chacras, as cores e os cristais, as cores e os sonhos e as cores e a alimentação.
Les secrets de la chromotherapie, título original, é um verdadeiro guia de utilização das cores, quer para aliviar os problemas de saúde do quotidiano, quer para estarmos mais cientes sobre o poder que a cor tem sobre os nossos sentimentos e atitudes.
Os Segredos das Cores é uma obra recomendável para o leitor comum, mas também para artistas, designers (gráficos, de moda, etc.), decoradores, publicitários, terapeutas, entre outros.



Sem comentários: