quinta-feira, 11 de setembro de 2014

«A Mente Holística», a nova obra do autor brasileiro Gustavo Luiz Gava


A Mente Holística - Fenômenos Cognitivos Globais no Cérebro Segundo Jerry Fodor - de Gustavo Luiz Gava

Número de Páginas: 138
Data publicação: 04/09/2014
Data lançamento: 31/10/2014
Editora: Juruá Editora
Temática: Psicologia; Filosofia

Sinopse
A MENTE HOLÍSTICA - Fenômenos Cognitivos Globais no Cérebro Segundo Jerry Fodor aborda como a mente holística poderia funcionar a partir de movimentos atemporais no cérebro humano.
Resgata-se as duas principais teorias de Jerry Fodor entre os anos de 1970 a 1980 e a atual problemática em evidência na Ciência Cognitiva: as teorias da "linguagem do pensamento" e da "modularidade da mente", bem como a problemática de processos cognitivos holísticos no cérebro humano.
Como pano de fundo, mostra-se que Fodor resgata a importância da Psicologia como uma ciência especial e apresenta sua filosofia. De maneira interdisciplinar a discussão desta obra transita por meio dos atuais setores científicos que investigam o problema mente- -cérebro. Mas, principalmente, o que mais instiga cientistas e filósofos de plantão: os processos holísticos da mente humana.
O autor
Doutorando e mestre em Filosofia da Mente com ênfase em Ciência Cognitiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Especialista em Noergologia - Estudo da Interface Pensamento-Cérebro pelo UNIBEM. Especialista em Literatura Brasileira e História Nacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Graduado em Filosofia. Escritor, tendo, no momento, como uma de suas principais obras O Último Desejo de Freud: Requiem à Teoria do Inconsciente, publicado em 2010 pela Juruá Editora, a qual foi classificada entre os 10 melhores livros do ano no 53º Prêmio Jabuti de 2011 pela Câmara Brasileira do Livro - CBL, sendo o sétimo lugar na categoria Psicologia e Psicanálise. Autor da coleção O Pequeno Filósofo - Filosofia para Crianças, tendo como primeiro lançamento a obra E Se não Existisse?, pela Editora Inverso, 2013. Organizador com Fábio Antonio Gabriel e coautor da obra Ensaios Filosóficos: Antropologia, Neurociência, Linguagem e Educação, pela Editora Multifoco, 2012, segundo lugar no Prêmio Anual de Literatura da ABRAFP - Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise - 2013. Guest Editor da Science and Education Publishing - American Journal of Education Research 2014-2015 (Special Issue on Philosophy of Education: contemporary perspectives). Membro pesquisador da Academia Sul-Americana de Medicina Integrada - ASAMI. Possui participação em congressos de Filosofia da Mente, Ciências Cognitivas e seminários de atualização em Neurociência e estudos que abarcam os fenômenos da interface pensamento-cérebro. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Ciência Cognitiva, Filosofia da Mente, Filosofia da Psicologia, Filosofia da Neurociência e Engenharia Reversa do Conhecimento. Desenvolve treinamento e consultoria cognitiva. Atualmente, empreende o projeto Crianças e Jovens que Filosofam, em parceria com Creative Time After School.

Sem comentários: