segunda-feira, 22 de setembro de 2014

«Às Vezes os Milagres Acontecem», de Brian Weiss

Editora: Pergaminho
Data 2.ª edição: Abril 2013
N.º de Páginas: 360

Miracles Happen, o título original do sexto livro do Dr. Brian Weiss (n. 1944), contém inúmeras histórias verídicas de pacientes e participantes dos seus workshops, ao longo dos últimos vinte anos de terapeuta no domínio da regressão a vidas passadas. Em doze capítulos são apresentados mais de setenta casos de regressões, que de uma forma ou outra se destacaram por apresentarem benéficos resultados terapêuticos nos pacientes. As histórias deste livro ilustram uma gama muito variada de vidas passadas, todas elas são exemplos de que estamos todos interligados, somos todos da mesma matéria e energia, nascidos da mesma fonte, compostos da mesma matéria espiritual. As cinco histórias que compõem o sexto capítulo, ‘Libertar a Mágoa’, demonstram como o facto de adquirirmos sabedoria espiritual pode curar a mágoa e restabelecer a paz e a calma interior nas nossas vidas. Já o décimo capítulo de Às Vezes os Milagres Acontecem é inteiramente dedicado a lições dadas pelos animais de estimação de pessoas que se submeteram a regressões.
Todas as histórias apresentadas nesta obra estão escritas na primeira pessoa e são testemunhos de participantes dos workshops, na sua maioria decorridos no Omega Institute, em Rhinebeck, Nova Iorque. Weiss em seguida a cada relato escreve um breve texto elucidativo sobre cada uma das memórias que tiveram grande impacto na saúde mental e física dos intervenientes. A psicometria é um dos conceitos que Brian Weiss utiliza e transmite aos seus pacientes, é possível constatar ao longo do livro, que tem também três ou quatro testemunhos da filha do doutor, Amy Weiss, também ela terapeuta.
Às Vezes os Milagres Acontecem, obra que teve a sua primeira edição portuguesa em Setembro de 2012, que teve uma excelente tradução de Maria Augusta Júdice, não é um livro propício para ler de assentada, devido à sua miríade de histórias, com conceitos tão diferentes. Cada caso é um caso e uma ilação de cada um é possível retirar para auto-reflexão. É um livro que não deixará de surpreender mesmo o mais céptico dos leitores.
Além deste livro e de outros quatro de meditações, que incluem um CD, a Pergaminho tem publicado de Brian Weiss os livros: Muitas Vidas, Muitos Mestres; O Passado Cura; Só o Amor é Real; A Divina Sabedoria dos Mestres; Muitos Corpos, Uma Só Alma.


Excertos
«nós não somos os nossos corpos, que são apenas os nossos lares temporários. Nós somos as almas, a avançar de vida em vida, a aprender a ter perceção da nossa verdadeira natureza espiritual aqui na Terra.» (pp. 75-76)
«Quantas lutas, discussões e mal-entendidos passageiros permitimos que nos retirem a alegria de interações amorosas com pessoas importantes nas nossas vidas? Os nossos egos e o nosso orgulho interferem muitas vezes. Será que temos a coragem de pegar no telefone e curar os nossos relacionamentos (…)?» (pp. 261-262)


Sem comentários: