sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Edição comemorativa dos 60 anos de «Sibila», de Agustina, é uma das novidades da Babel

O Grupo Editorial Babel deu a conhecer em comunicado de imprensa os livros que lançará neste mês de Setembro, entre novidades e reimpressões. No ano em que se comemora o 60.º aniversário de publicação do romance A Sibila, por muitos considerada a magnum opus de Agustina Bessa-Luís, a Guimarães Editores lança uma edição da obra a um preço mais acessível aos bolsos dos leitores.

Monte Cativo e Outras Ficções, de Jorge de Sena (216 pp., Guimarães Editores)
«Este volume reúne a ficção de Jorge de Sena escrita entre 1936 e 1940 (partes I e II) e outros tentames e projectos posteriores (parte III) que Mécia de Sena, por razões de oportunidade editorial, havia publicado, separadamente, em Génesis (1983) e Monte Cativo e Outros Projectos de Ficção (1994). A reunião dos contos juvenis e projectos de ficção num único volume, pela ordem cronológica da escrita, permite acompanhar os primeiros passos do Jorge de Sena ficcionista, marcados pela experimentação genológica (da narrativa histórica ao «conto em moldes infantis») e de processos narrativos, com particular incidência na focalização, na construção das personagens, do tempo e do espaço. “A Personagem Total” é o texto mais ambicioso, e mais oficinal, com o seu jogo de níveis narrativos, o seu ludismo verbal, a sua indeterminação entre o sonho e a realidade, as suas notações metaficcionais e a sua questão do nome e do duplo.» Jorge Fazenda Lourenço

Portugueses na Grande Guerra (1914-1918), de Carlos Baptista Mendes (48 pp., Arcádia)
Neste álbum, que a Arcádia agora publica, estão compilados alguns momentos significativos do comportamento dos militares que participaram na Primeira Guerra Mundial. Estes episódios - à excepção das histórias "O Soldado Milhões" e "José Hermano Baptista", que o autor desenhou propositadamente para esta edição - foram inicialmente publicadas no Jornal do Exército. Obteve, juntamente com Margarida Brandão, que escreveu o argumento, o Prémio BD do Centro Nacional de Cultura, em 1989, com o álbum "Infante D. Henrique".

Os Lusíadas – conto maior em conto pequeno, de Alexandre Honrado (texto) e Maria João Lopes (ilustrações) (32 pp., Verbo)
Aqui, dentro deste livro, está uma das mais importantes histórias de todas as histórias importantes que contam a vida dos portugueses. Uma história verdadeira, que já foi, um dia, contada pelo grande poeta português - Luís Vaz de Camões - e que agora regressa, de um modo doce, colorido e fácil, para servir-nos de companheiro de alegria e de saber, numa forma de contar que o Alexandre Honrado encontrou para conversar com os leitores mais novos. Se, de repente, por qualquer razão mágica, ficasse apenas um de todos os livros portugueses ao pé de nós, «Os Lusíadas», de Luís de Camões, devia ser esse livro. Ele é nosso - e somos nós naquela História.

As três fortunas do Lobo Lobão, de Cidália Ferreira Bicho (texto) e Patrícia Furtado (Ilustrações) (32 pp., Verbo)
Retomando a tradição das fábulas enquanto composição literária em que os animais são as personagens centrais, Cidália Ferreira Bicho conta-nos neste livro 4 histórias:
- a do Lobo Lobão (...)
- a da raposa Raposina (...)
- a do mocho Sabe-Tudo (...)
- e finalmente a história “O Peixeiro, a Raposa e o Lobo” (...)
E à boa maneira das fábulas, cada história encerra uma lição.

Os Incuráveis, de Agustina Bessa-Luís (colecção 'Opera Omnia') (capa dura) (560 pp., Guimarães Editores)
Romance escrito por Agustina Bessa-Luís, romancista do século XX.
Divide-se em duas partes: «Os Retratos» e «Os Irmãos».
Numa conferência que proferiu em 1984 na Universidade de Salamanca, Agustina Bessa-Luís escolheu falar sobre Os Incuráveis, obra «que me é particularmente querida» por ser um “olhar elegíaco sobre um tema, o da minha infância”. Mais disse: “Só muito mais tarde, muitos anos depois de a ter escrito, encontrei em Swift o mesmo sentido que dei aos Incuráveis: pessoas irreparavelmente atingidas no senso-comum, os loucos da família, os originais e os insensatos.” Uma das personagens é ela própria, Maria, que nos dá a mais próxima informação existente em memória pessoal.

A Sibila, de Agustina Bessa-Luís (brochura) (296 pp., Guimarães Editores)
Edição comemorativa dos 60 anos da primeira publicação
No norte de Portugal, em finais do século XIX, na propriedade da Vessada, há já muito tempo que são as mulheres que, perante a indolência e os sonhos de evasão que os homens alimentam, asseguram como podem a gestão da propriedade.
Quina era uma adolescente franzina e inculta, que desde cedo participava nos trabalhos do campo ao lado dos trabalhadores. Com a morte do pai, com a propriedade quase em abandono, Quina passa a ter que ter uma ainda maior responsabilidade na administração da mesma. Graças
ao seu esforço a todos os níveis, começa a acumular de novo a riqueza que seu pai desperdiçara, o que lhe vale a admiração da sociedade. Quina era uma pessoa lúcida, astuta e sempre em demandas, o que faz com que esta se torne conhecida por Sibila…

A Sibila, de Agustina Bessa-Luís (colecção 'Opera Omnia') (capa dura) 
Viagem ao Fim da Noite, de Louis-Ferdinand Céline (6.ª edição) 
Memórias de Adriano, de Marguerite Yourcenar (17.ª edição)



Sem comentários: