segunda-feira, 29 de setembro de 2014

«Francisco, de Roma a Jerusalém», um livro que teve a "bênção" do Papa Francisco

Este é um livro feito com o Papa Francisco, com o seu conhecimento, a sua autorização e com a sua bênção. Uma história escrita lado a lado, por um jornalista judeu, Henrique Cymerman, e por um escritor católico, Jorge Reis-Sá. Um documento ímpar e irrepetível


Francisco, de Roma a Jerusalém
de Henrique Cymerman e Jorge Reis-Sá

N.º de págs.: 224 páginas + 16 (extratexto a cores)
Data de publicação: 08/10/2014
Data de lançamento: 13/10/2014 (a obra será apresentada pelo Padre José Tolentino Menonça e Esther Mucznik, no El Corte Inglés, Piso 7, às 18h30)

Sinopse
Seguimos os seus passos, ouvimos o bater do seu coração, escutámos as suas palavras: a Paz não é o objectivo – é o caminho. E o caminho não exclui ninguém – é de todos nós.

O papa escolheu a Terra Santa como primeira visita pastoral, mas tudo pare¬cia indicar que tal não fosse possível. Henrique Cymerman, que o próprio Francisco apelidou «o anjo da paz», foi decisivo a desbloquear alguns problemas e a visita aconteceu. O jornalista da SIC e o escritor Jorge Reis-Sá acompanharam Francisco nos três dias de peregrinação e estiveram com ele no Vaticano. Desses encontros e dessa viagem nasceu este livro.

Com o conhecimento e a bênção do próprio papa, o livro segue o percurso de Francisco na Terra Santa. Vamos, pois, ser peregrinos ao seu lado: quando pousa a mão no muro das lamentações, estamos lá; quando reza na margem do rio Jordão, estamos lá; quando cruza as fronteiras, quando foge ao protocolo e pára no muro em Belém, estamos lá; quando beija a mão dos sobreviventes do Holocausto, quan¬do vai até ao campo de refugiados, quando finalmente consegue realizar a «Invoca¬ção pela Paz», no regresso a Roma — nós estamos sempre com ele.
Com fotografias e reproduções de documentos inéditos, as homilias e os discursos do papa, os testemunhos exclusivos dos que com ele viajaram e dos seus dois grandes amigos, Alicia Barrios e Abraham Skorka.

Esta é uma viagem pela paz. Uma história escrita, lado a lado, por um judeu e por um católico, cujos caminhos se cruzaram ao encontrar Francisco. O mais importante relato vivo do acontecimento que só foi possível pela mão daquele que melhor encarna as palavras de Santa Catarina de Sena: «o doce Cristo na Terra».
Os autores
Henrique Cymerman nasceu no Porto em 1959. Licenciou-se em Ciências Políticas e Sociologia pela Universidade de Telavive, onde fez o mestrado em Ciências Sociais. É correspondente no Médio Oriente da SIC, da Globo News do Brasil, da Univision dos EUA, da Telecinco de Espanha e Chanel 2 israelita, bem como dos jornais La Vanguardia e do Expresso. Professor catedrático na Universidade Interdisciplinaria de Herzlia, é autor do livro Entrevistas no Centro do Mundo, publicado em Portugal e traduzido para espanhol, hebraico, árabe e inglês. Entre as suas numerosas distinções contam-se as comendas da Ordem Infante D. Henrique e a Ordem do Mérito do Rei de Espanha, o Prémio Daniel Pearl e o recente Prémio dos Direitos Humanos em Espanha pelo seu trabalho em prol da paz na recente visita do Papa Francisco ao Médio Oriente, que o apelidou, na entrevista aqui reproduzida, «anjo da paz».

Jorge Reis-Sá nasceu em Vila Nova de Famalicão em 1977. Licenciado em Biologia, depois de quinze anos como editor (nas Quasi e na Babel), é agora consultor editorial. Como escritor, publicou prosa, poesia (reunida no volume Instituto de Antropologia) e crónicas. Colabora frequentemente com a comunicação social. O seu próximo romance será publicado em 2015 pela Guerra & Paz, editora na qual, no mesmo ano, será reeditado aquele com que se estreou, Todos os Dias.

Sem comentários: