quinta-feira, 18 de setembro de 2014

«O Covil», de Kafka, é publicado pela Colares Editora


de Franz Kafka

Ano publicação: 2014
Páginas: 72
Tradução de: Ana Nereu
Editora: Colares Editora

Sinopse
De origem judaica Franz Kafka nasceu a 3 de Julho de 1883 em Praga, no império austro-hungaro, e apesar da sua formação – doutorado em Direito – nunca se libertou da sua verdadeira vocação para a escrita. Morreu precocemente, com 40 anos de idade, mas graças a Max Brod, seu amigo, grande parte da sua obra foi publicada a título póstumo.
É impossível ser indiferente a esta escrita. A inteligência do autor, o seu estilo, a sua interpretação do mundo, a leitura da complexidade e da impotência do humano perante a teia burocrática do poder, envolvem e mobilizam a nossa atenção como leitores. O COVIL é disso o exemplo – «Arranjei o meu covil e o resultado parece ser um sucesso. Do exterior vê-se somente um enorme buraco, mas na realidade este não conduz a parte alguma...» No fundo este talentoso escritor desenvolve na ficção a ideia do desenraizamento do homem moderno no seio de uma sociedade despersonalizada e burocrática que lhe é hostil. No entanto ele considera que o indivíduo é responsável pelas suas opções. 
Os desenhos da capa desta edição são da autoria de Franz Kafka. 
Excerto
«As coisas longíquias - longíquas por agora - suscitam o meu interesse. Silêncio total. Como é bom estar aqui! Ninguém parece prestar atenção ao meu covil, embrenhados que estão nos seus afazeres que não têm nada a ver comigo, que fiz eu para chegar a este resultado?» (p. 49)

Outro título da colecção 'Fantástica' da Colares Editora: O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde 

Obras de Kafka com textos opinativos neste blogue: 

Sem comentários: