sábado, 6 de setembro de 2014

«Programação Neurolinguística», de Gustavo Bertolotto Vallés

Data última reimpressão: Maio 2014
N.º de Páginas: 176

A Programação NeuroLinguística (PNL) é uma disciplina fundada na década de 1970 na Universidade de Santa Cruz, Califórnia, por um estudante de Psicologia e um Linguista, Richard Bandler e John Grinder, respectivamente. A PNL ao longo dos últimos anos tem vindo a ganhar cada vez mais seguidores por os seus conceitos estimularem à reaprendizagem e forma de pensar, seja a nível individual quer nas relações interpessoais, destacando o ramo profissional.
Programacion Neurolinguística: Desarrollo Personal, título original publicado em Espanha em 1995, foi traduzido por Conceição Candeias dois anos depois para português, numa publicação da Editorial Estampa. Ao longo de nove capítulos Gustavo Bertolotto Vallés — autor do qual este livro não traz nenhuma informação sobre a sua biografia nem formação para conhecimento do leitor — revela vários pressupostos básicos da PNL, através de breve textos teóricos e bastantes exercícios práticos. Somos nós os únicos responsáveis pelo que sentimos, pensamos e fazemos, e que só a partir de uma atitude de aceitação é que é possível haver mudança, diz o autor (que através duma pesquisa na web sabemos que foi um dos precursores da PNL em Espanha).
Termos, técnicas e conceitos como Calibragem, Conduta, Rapport, Metamodelo da linguagem, Ancoragem e Recurso, são dados a conhecer ao longo da obra, através de uma linguagem simples mas em conteúdo pouco acessível para quem nunca tenha tido uma abordagem anterior com a PNL. Depois, o autor escreve na primeira pessoa do plural, o que provoca nos leitores pouca empatia com o ele e, por consequência, com a mensagem que pretende transmitir no livro. Portanto, este livro, Programação Neurolinguística, é recomendado para quem tenha alguma formação ou tenha lido algum livro sobre a temática (como por exemplo Ciência e Arte da PNL, de José Figueira, A Engenharia Humana é a Solução, de António Guimarães, ou Seja o Autor da Sua Vida, de Michelle Noel) e esteja já familiarizado com a PNL; este é um livro cuja leitura poderá ser uma mais-valia para profissionais ligados ao Coaching, gestores e líderes de equipas e empresas, psicólogos dos mais variantes ramos de actuação, formadores e professores. 47 exercícios podem ser encontrados no livro — que na sua maioria são destinados para ser postos em prática, no mínimo, por duas pessoas. Visto ser uma obra escrita há quase 20 anos, alguns conceitos podem estar obsoletos.


10 comentários:

oana disse...

NLP-interessante

Ana Rodrigues disse...

Sem dúvida, um livro a comprar. O meu namorado é apaixonado por estes temas e dará uma bela prenda.

Sílvia Caseiro disse...

Uau este livro parece super interessante :)

anicla disse...

Ouvi falar há pouco tempo de Programação Neurolinguística e achei o assunto super interessante e agora que soube deste livro tenho de o comprar para conhecer e compreender o conceito um pouco mais. Obrigada pelas ajudas que nos vão dando com os vossos posts que nos pôem ao corrente das novidades literárias e também pelos vossos passatempos maravilhosos.

Fernando de Sousa Pereira disse...

Excelente. quero ler este

Nuno Antunes disse...

adorava ler este livro! ;)

Maria Dias disse...

este tema é sobre algo que me interessa imenso, o livro parece muito interessante

André Silva disse...

Gostei da temática, estou tentado a ler!

Unknown disse...

Gostava de ler este livro

Unknown disse...

to que é sobre o cérebro, me interessa e fascina.