segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Obra completa de Machado de Assis reunida num só volume

Os Romances de Machado de Assis
de Machado de Assis

Prefácio e fixação de texto: Luís Augusto Fisher
Notas: Olívia Barros de Freitas
Editora: Glaciar
Nº de páginas: 1552
Data de publicação: Setembro 2014
Formato: 165 x 235 mm
Acabamento: capa dura
Colecção: Biblioteca da Academia

O volume
Este cuidado volume reúne, pela primeira vez, os nove romances do prestigiado autor brasileiro Machado de Assis - Ressurreição, A Mão e a Luva, Helena, Iaiá Garcia, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó, Memorial de Aires.

A Colecção
A Biblioteca da Academia é um projeto conjunto da Glaciar e da Academia Brasileira de Letras. Funda-se no desejo de oferecer ao público português uma visão panorâmica altamente representativa da produção literária brasileira por meio das obras dos seus escritores académicos nos campos da ficção, da poesia e do ensaio.

O autor
Joaquim Maria Machado de Assis é o mais importante escritor brasileiro de todos os tempos. Nascido em meio social pobre, em 1839, num Rio de Janeiro marcado fortemente pela escravidão urbana, era filho de um mulato e uma portuguesa imigrada. Teve pouca educação formal, mas inventou-se um intelectual de alta qualidade ao longo de toda a vida, lendo o mais importante da literatura e da filosofia ocidental. Com carreira sólida e metódica como funcionário público letrado, marca de sua ascensão social, casou-se com Carolina Xavier de Novais, uma portuguesa de grande qualidade intelectual, sua interlocutora na vida e na literatura. Autor de dez romances, mais de 200 contos, centenas de crônicas, algumas peças de teatro, muitos poemas e vários ensaios críticos, Machado de Assis acompanhou a decisiva transição brasileira da Monarquia para a República, que se acompanhou da abolição do trabalho servil, sempre com olhos atentos ao horizonte estético inaugurado pelo realismo, pela fotografia, pela psicologia moderna. Sua obra supera os acanhados limites intelectuais da ex-colônia para alinhar-se entre o que de melhor a literatura ocidental soube produzir no tempo. Tímido, por temperamento e por doença terrível, a epilepsia, soube dedicar-se como raros ao trabalho intelectual e criativo; gregário, empenhou-se na criação da Academia Brasileira de Letras, de que é o presidente perpétuo. Faleceu em 1908.

Luís Augusto Fischer é professor de Literatura Brasileira no Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Foi o responsável pela edição dos dez romances de Machado de Assis para a editora L&PM, para a qual ficou o texto e redigiu a apresentação, um esboço biográfico e um panorama de época. É autor, entre outros estudos, de Machado e Borges (Porto Alegre: Arquipélago Editorial, 2008, com tradução ao espanhol, Machado de Assis & Borges, Buenos Aires: Editorial Leviatán, 2011), uma extensa comparação entre Machado de Assis e Jorge Luis Borges.

Outras novidades da Glaciar:
- Ensaio Sobre o Comprimento do Silêncio, de Daniel Gonçalves e Pepe Brix
- Por Amor de Deus, de António de Souza-Cardoso
- Dialética da Colonização, de Alfredo Bosi
- Os Sertões, de Euclides da Cunha
- Poesia Completa, de João Cabral de Melo Neto

Sem comentários: