terça-feira, 28 de outubro de 2014

Paulus Editora publica algumas das receitas que marcaram a vida de alguns santos

Na cozinha com os santos
de Andrea Ciucci e Paulo Sartor


Sinopse
As receitas que marcaram a vida dos santos ou que nelas se inspiraram: desde as quiches de camarão que uma amiga preparava para São Francisco até ao doce preferido por São João Paulo II, desde os guisados do padre Pio de Pietrelcina até às polentas para São João XXIII. Sessenta modos de descobrir (e apreciar) os aromas e os sabores que acompanharam os santos e os beatos mais amados.

Para ter acesso directo a uma das receitas - Rolo de Carne com Ovo - acede a esta página de apresentação do livro no sítio da Paulus Editora e clica em «Ver excerto».
«A santidade é uma coisa estranha: um misto de heroismo e de quotidianidade, de gestos excecionais e de factos banais. O que é certo é que quando Deus, “o único santo”, entra em casa através da vida das pessoas, estas se tornam mais homens e mais mulheres, verdadeiros homens e verdadeiras mulheres. E também é verdade que até o alimento passa a ser não apenas um ídolo ao qual se consagram atenções e paixões, mas um instrumento de crescimento no seguimento do Senhor.
É por isso que o alimento dos santos é sobretudo o da cozinha quotidiana, decididamente
enraizada no tempo e nos lugares em que estas mulheres e estes homens de Deus vivem a sua experiência humana e crente. Talvez seja uma gastronomia pouco surpreendente, mas nem por isso menos rica de sabores especiais e genuínos.
De resto, a santidade não é outra coisa senão deixar-se plasmar pelo mistério do Deus amor. E o alimento – como qualquer outro dom que o homem recebe – foi sempre feito para ser partilhado com os outros, sobretudo com os mais pobres, protagonistas de muitas histórias gastronómicas. 
A mesa dos santos está muitas vezes marcada por corajosas experiências de
sobriedade e de jejum. Não porque o alimento seja um mal que se deve evitar, mas somente porque não é o bem supremo. Às vezes, é bom lembrar que o único alimento que nos salva é «fazer a vontade de Deus Pai», tal como afirmou Jesus (cf. JO 4,34). E precisamente porque Deus é maior do que qualquer outra coisa, sucede que nos dias de festa passa a ser um dever apreciar algo do melhor que a culinária nos possa oferecer e que representa uma pequena prova daquele banquete rico de iguarias prometido no Reino. Deste modo, também à mesa se cresce em humanidade, caridade e sabedoria.» (Da Introdução)
Outro dos últimos lançamentos da Paulus Editora:
Do outro lado da rua - 25 anos, 25 vidas, de Marta Atalaya.

Sem comentários: