terça-feira, 14 de outubro de 2014

Sr. Pantaleão, um 'alter ego' de Fernando Pessoa por descobrir

No dia 17 de Outubro a Assírio & Alvim publica Cartas, Visões e outros Textos do Sr. Pantaleão (128 pp.), um livro que reúne o conjunto dos textos atribuídos ou atribuíveis a este alter ego de Fernando Pessoa. Com organização a cargo de Manuela Parreira da Silva e Ana Maria Freitas, este livro inclui 39 textos inéditos e outros 3 que, só agora, têm publicação integral.


Cartas, Visões e Outros Textos do Sr. Pantaleão
de Fernando Pessoa


Sinopse
A personalidade literária do Sr. Pantaleão, que se manifesta nos anos 1908-1910, encarna a fase de maturação cívica e política do jovem Fernando Pessoa, confrontado com a dura realidade portuguesa dos finais da Monarquia. Assume, assim, uma atitude crítica e satírica, porventura mais anti-monárquica do que republicana, em relação aos males da pátria e, sobretudo, aos seus mais directos responsáveis. Mas não deixa também de antecipar, em muitos escritos de carácter reflexivo, o pendor filosofante que viria a marcar exemplarmente a obra pessoana.

O presente volume reúne, pela primeira vez, o conjunto dos textos atribuídos ou atribuíveis a este pouco conhecido alter ego de Fernando Pessoa — cartas, «visões», versos, aforismos e outros escritos — dos quais 39 são inéditos e 3, só agora, têm publicação integral.

Sem comentários: