terça-feira, 25 de novembro de 2014

A Gradiva já anunciou os seus últimos lançamentos, entre os quais «Serenamente», o novo livro de Luís Portela

Serenamente, de Luís Portela
«Aquele que quer mudar o rumo da sua vida deverá começar por mudar as ideias que tem sobre si e sobre o que lhe acontece.» Escrito com a simplicidade do saber mais profundo, Serenamente oferece ao leitor alguns momentos de serena e gratificante revisão de conceitos.
Anterior título do autor publicado pela Gradiva em 2013: Ser Espiritual.


Deus Ainda Tem Futuro?, de Anselmo Borges (coord.)
Nesta obra, são tratados por especialistas de renome internacional, crentes e não crentes — ‘a existência de Deus é um assunto demasiado sério para ser confiado exclusivamente aos crentes’, escreveu o filósofo Paul Clavier —, problemas decisivos para a existência e o seu sentido: a situação religiosa do mundo actual, questões relacionadas com a genética, o animalismo, as neurociências, o trans-humanismo, a natureza e a criação, Deus no abalo da modernidade, a ética e a sua autonomia frente à religião, Deus no Ocidente e Deus no Oriente, o rosto feminino de Deus, a fé, a ciência e a razão, o silêncio de Deus, o Deus de Jesus para lá das suas imagens de Deus, a experiência mística do Mistério Último como matriz das religiões e da sua crítica.
Anselmo Borges, in Introdução
Anterior título do autor publicado pela Gradiva em 2012: Quem Foi/Quem é Jesus Cristo?.


Primos Gémeos, Triângulos Curvos e Outras Histórias de Matemática
de Jorge Buescu
Jorge Buescu mostra‑nos como são ténues as fronteiras entre a liberdade e a fraude na ciência do séc. xxi. Mas não só: da primeira mulher galardoada com a Medalha Fields aos primos gémeos, do número de Deus ao matemático que ditou as tendências da moda Outono‑Inverno em 2010, as histórias que a matemática nos reserva não deixam de surpreender. Uma leitura tão informativa quanto divertida, a provar que a ciência pode ser lúdica.

Os leitores da «Ciência Aberta» gostam tanto das estupendas crónicas de Jorge Buescu sobre Matemática que este já é o quinto volume delas nessa colecção. Depois de Mistério do Bilhete de Identidade, Da Falsificação de Euros aos Pequenos Mundos, de O Fim do Mundo está Próximo?, de Casamentos e outros Desencontros, os admiradores do autor, entre os quais me incluo, não vão perder outra colecção de grandes textos que levam a matemática, mesmo a mais avançada, a toda a gente.

Jorge Buescu já é o autor português com mais livros (cinco!) na «Ciência Aberta», sendo o último tão estimulante como os anteriores. Obrigado Jorge e «venham mais cinco»!



Enquanto Dormes: Coisas Curiosas que Acontecem Todas as Noites
de Steve Murrie e Matthew Murrie (ilustr. Tom Bloom)
Enquanto dormes, sucedem centenas de coisas curiosas e divertidas relacionadas com a Terra, o espaço, a tecnologia, os animais e a natureza em geral, a cultura popular, o desporto, o corpo humano e muito, muito mais. Leitura obrigatória para espíritos curiosos, jovens e menos jovens...


Palavras Cansadas da Gramática: Poesia e Fotografia, de Yao Feng


«Os textos de Yao Feng jogam com as emoções, com os afectos, com os sentimentos, num clima que se propaga ao leitor e o contagia ora mais devagar, ora quase de súbito, graças a iluminadas revelações ou epifanias que transformam alguns poemas em experiências únicas e irrepetíveis, facultadas por uma atitude de reflexão em que o pensamento, sem cristalizar em verdades definitivas, atinge fulgurantes momentos de insight – momentos que são, aliás, a pedra de toque da escrita de Yao Feng e, acrescento eu, da poesia que mais me interessa ler nos dias de hoje.»
Fernando Pinto do Amaral

«Lemos os poemas de Yao Feng com o fascínio do encontro com uma tradição poética em que a imagem cristaliza na palavra, e aí ganha a pulsação que reduz ao essencial o gesto e o verso. E tambémcom a surpresa de uma modernidade que nos faz ver o nosso mundo numa outra perspectiva. [...]»
Nuno Júdice

O autor
Pseudónimo de Yao Jingming, nascido em Pequim, 1958. Doutorou-se em Literatura Comparada pela Universidade Fudan, em Shangai. Actualmente, é Professor Auxiliar no Departamento de Português da Universidade de Macau. Além de ter traduzido para chinês dezenas de poetas portugueses, já publicou cinco obras de poesia, em chinês e em português: Nas asas do vento cego (1990), Confluência (1997), Viagem por momentos (1999), A noite deita-se comigo (2001) e Canção para longe (2006). Recebeu vários prémios e coordena a revista Poesia Sino-Ocidental. Em 2006, recebeu a insígnia da Ordem Militar de Santiago de Espada, atribuída pelo Estado português.


Estas e outras novidades da Gradiva - como Janelas para a Filosofia e Reformar Sem Medo - podem ser consultadas (e adquiridas online) em www.gradiva.pt.

Sem comentários: