sábado, 15 de novembro de 2014

Concurso para jovens poetas lusófonos decorre até o findar do ano

Está aberto, até dia 31 de Dezembro de 2014, o concurso literário que culminará na publicação em 2015 da antologia Emergente – Novos Poetas Lusófonos. A iniciativa do escritor Samuel Pimenta, em parceria com a editora Livros de Ontem, pretende descobrir e publicar os jovens poetas da lusofonia com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.

“Iniciativas como esta, viradas para jovens poetas, são pouco recorrentes. Por isso pretendemos seleccionar até 12 jovens poetas emergentes de todo o universo lusófono e reuni-los numa publicação anual. Queremos que a Emergente tenha uma voz plural e que seja representativa do Português que se fala em todo o mundo”, explica Samuel Pimenta, coordenador da antologia.

Face às dificuldades que muitos jovens poetas encontram em afirmar-se no mercado editorial, a antologia Emergente pretende criar um espaço de oportunidade e de reconhecimento que possibilite a projecção nacional e internacional dos seus participantes.

“Independentemente do local onde residam os poetas, as únicas condições são expressarem-se em Português, qualquer que seja a sua variante, e terem entre 18 e 30 anos de idade. Estão, por isso incluídos, também, todos os poetas que vivem na diáspora, assim como os que não têm o Português como língua materna, mas que optam por escrever em Português.”, explica João Batista, CEO e editor da Livros de Ontem. O júri do concurso é composto por Samuel Pimenta, um membro da editora Livros de Ontem e por um terceiro elemento surpresa, que será revelado em breve. “Será um poeta ou uma poeta já com uma carreira sólida e reconhecida.”, adianta Samuel Pimenta.

O regulamento pode ser consultado em: http://livrosdeontem.pt/emergente-antologia-de-poesia/


Sem comentários: