quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Excerto de conto de Hélder Magalhães vindo em «Colectânea Penélope»

«Sentou a solidão, assim, no banco de jardim. Dos olhos pendia-lhe o fio do vazio. Por fim, o pé esquerdo avança um quarto de hora — o pé direito fixa-se como raiz.
   Resta-lhe ninguém. Um por um, haviam partido todos. E ele, ali, só, sem saber falar outra língua que não o silêncio — ainda se os pombos lhe pousassem uma réstia de esperança que fosse, nas palmas das mãos, mas somente lhe depositam os excrementos e nem sempre.»
Excerto da p. 89 do conto intitulado «Eis o que se decidiu cumprir», da autoria de Hélder Magalhães, um dos 21 co-autores de Colectânea Penélope, publicada recentemente pela editora Livros de Ontem. Para além de ser composta por 11 contos tem também 10 fotografias. As ilustrações vindas na capa e contracapa é de André Freitas Santos. O mote escolhido para esta primeira colectânea foi «Liberdade, Medo e Solidão». O título da próxima obra já e conhecido: O Desassossego da Liberdade.

Autores participantes
Conto: Álvaro Cordeiro, Ana Rita Sousa, Bárbara Lopes, Hélder Magalhães, Luísa Carvalho, Cidália Carvalho, Rita Só, Sílvia Mota Lopes, Soraia Ribeiro, Vasco Ricardo.

Fotografia: Catarina Lopes, Flávio Moreira, Felipe Almeida, Fabielle Vieira, Paulo Cintra, Marina Barbim, Ricardo Reis Pereira, Ana Costa, Cristiana Gomes, Fábio Roque.


Sem comentários: